BUROCRACIA DO GOVERNO IMPEDE A COMPRA DE MILHO NO NORTE DE MINAS

A morosidade e a burocracia na liberação da venda de milho subsidiado para pequenos e médios produtores rurais do Norte de Minas agrava o problema da seca na região. Em agosto e setembro, período de estiagem considerado crítico, os galpões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ficaram vazios. Na última semana, o milho começou a chegar, mas não pode ser comercializado enquanto o governo federal não liberar uma renovação da Portaria 497, que prevê que agricultores atingidos pela seca em todo país tenham acesso ao milho com preços abaixo do mercado.
Em Montes Claros,
os pequenos produtores penam para manter o gado vivo. Há dois meses esperam uma solução definitiva para o problema. Segundo a Conab, problemas com a documentação da empresa vencedora da licitação para venda do milho impediram a chegada de ajuda ao Norte de Minas.
Agora, nem mesmo a aquisição de 6 mil toneladas de milho garante a sobrevivência dos animais, pois ainda não pode ser vendido. É preciso que os ministérios do Planejamento, Agricultura e Fazenda determinem a renovação da Portaria.
Escassez
Enquanto isso, quem depende do milho para alimentar as criações sofre com a espera. Criador de suínos e de gado de leite, Natanael da Silva, de 56 anos, já não pode ficar dependendo da resolução burocrática. Para não perder as 20 cabeças de gado e dez de suínos, o pecuarista começa a se desfazer do rebanho.
“Vou ter que vender algumas vacas para comprar o milho. Não tenho mais o que oferecer para os meus animais”, disse. E Natanael terá que desembolsar uma gorda diferença para adquirir o produto .(jornal HD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi