Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2020

O que somos nesta terra?

Imagem
Somos seres humanos, criado a imagem semelhante do nosso Deus. Nós nascemos, crescemos e desfrutamos do que há na terra. Mas existe uns fatores que nos direcionam para vários caminhos, este é difícil de explicar. Uns ficam pobre o resto da vida, outros vivem rico e não se misturam com os mais frágeis, enfim, é neste ponto que quero chegar. Quando Deus nos colocaste nesta terra, ninguém sabia quais os desígnios que deveriam seguir, os nossos pais já se posicionavam em funções que quando nascemos já estava determinado esta sorte de vida. Se você nasceu num berço de ouro, parabéns, mas eu que nasci nem sei o que, não tive a mesma sorte dos outros. Estou falando de minha vida, primeiro não fui criado com meus pais biológicos, fui abandonado pela minha genitora, ainda pequeno, eu e minha irmã, tivemos a sorte de ser resgatado pelos nossos avós paternos que nos deram o amor de mãe, isso já foi uma dádiva de Deus. Não vou me aprofundar nesta questão. Vamos o que nos interessa, cresci e enfrent…

Prefeita de Itacarambi cria Ouvidoria-Geral para receber denúncias e reclamações, diminuir judicialização e priorizar solução amigável de problemas

Imagem
Eliane Novaes(foto) Ouvidora Municipal Prefeita de Itacarambi cria Ouvidoria-Geral para receber denúncias e reclamações, diminuir judicialização e priorizar solução amigável de problemas Desde outubro de 2019, quaisquer dúvidas ou pendências relacionadas à Prefeitura de Itacarambi não precisam mais ser judicializadas ou, pelo menos, a justiça não precisa ser a primeira opção para que sejam solucionadas. Visando reduzir o número de demandas ajuizadas contra a Prefeitura de Itacarambi, a maioria por questões diminutas, priorizar a resolução amigável de conflitos, bem como acelerar as soluções para os interessados, a prefeita Nívea Maria de Oliveira criou a Ouvidoria-Geral do município. Subordinada à Procuradoria-Geral, a Ouvidoria-Geral foi regulamentada pelo Decreto n. 62/2019. O órgão é responsável por receber e resolver reclamações, dúvidas e denúncias relativas à prestação dos serviços públicos prestados pela Prefeitura de Itacarambi e d…

Prefeitura de Montalvânia monitora caso de idosa de 102 anos que apresentou tosse e dificuldades para respirar

Imagem
A Prefeitura de Montalvânia (MG) divulgou nesta sexta-feira (27) que acompanha o caso de uma idosa de 102 anos que apresentou tosse e dificuldades para respirar. Ela está entre os 13 casos suspeitos de Covid-19 monitorados pela Secretária de Saúde do município. Cinco constam no boletim do Estado. Coronavírus em 27 de março: Veja dados na área de cobertura do G1 Grande Minas De acordo com informações da assessoria de comunicação, a idosa é moradora do Centro da cidade e nunca apresentou os sintomas, que teve nesta sexta, anteriormente. Ela também não tem doenças como hipertensão e diabetes. A centenária permanece isolada e aguarda para fazer o teste que pode confirmar ou não se foi infectada. Além dela, a Prefeitura passou a monitorar nesta sexta a situação de três pessoas de uma mesma família; uma mulher de 36 anos, uma criança de oito e um bebê de sete meses. Elas foram atendidas em uma unidade de saúde do Centro. Houve ainda o registro de outro caso considerado suspeito, que também é de…

Idosa morre com suspeita de coronavírus em São Francisco; essa é a terceira morte investigada no Norte de Minas

Imagem
Autoridades de saúde investigam a morte de uma idosa por suspeita da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em São Francisco, no Norte de Minas. Em nota, a Prefeitura informou que a idosa deu entrada no Hospital Municipal ‘já em quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave’ e não resistiu. “Foram realizados os procedimentos indicados pelas normativas, que infelizmente não foram suficientes”, diz a nota. O município manteve sigilo sobre os dados da paciente. Coronavírus: Prefeitura de São Francisco aprova projeto para criar oito leitos de semi-UTI Foi feita a coleta de material para exame e o caso ainda não foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Estado, há 30 casos suspeitos da doença na cidade. Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanha 23 casos. Um deles é de uma criança que deu entrada no Hospital Municipal, nessa quinta-feira (26), apresentando Síndrome Respirat…

VEJA A SITUAÇÃO DO COVID-19(CORONAVÍRUS) EM ITACARAMBI E NAS CIDADES DO NORTE DE MINAS

Imagem
Felixlândia: Oito casos constam no boletim do Estado. Três pacientes são funcionários de uma empresa de reflorestamento e um deles viajou para Belo Horizonte recentemente. Todos estão em isolamento domiciliar. Formoso: Um caso aparece no boletim do Estado. Grão Mogol: Um caso aparece no boletim do Estado. Guaraciama: Um caso aparece no boletim do Estado. Ibiracatu: Um caso aparece no boletim do Estado. Icaraí de Minas: Dois casos aparecem no boletim do Estado. Um deles é um paciente idoso que está internado no CTI do Hospital Universitário, em Montes Claros. Indaiabira: A Secretaria Municipal de Saúde diz que investiga cinco casos suspeitos. Cinco já aparecem no boletim do Estado. Inimutaba: A Prefeitura monitora dois casos suspeitos, quatro constam no boletim do Estado. Itacarambi: Quatro casos são monitorados pela Prefeitura e três casos aparecem no boletim do Estado. Segundo o município, os pacientes estão em isolamento domiciliar. Jaíba: A Prefeitura monitorava quatro casos, mas dois foram…

ITACARAMBI: Coronavírus tem mais seis municípios com casos suspeitos

Imagem
Coronavírus tem mais seis municípios com casos suspeitos Os municípios de Grão Mogol, Guaraciama, Itacarambi, Juvenília, Luislândia e Ubaí são os novos casos suspeitos oficiais de coronavírus no Norte de Minas, no boletim oficial publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, eles que apresentam 11 casos. Com isso, a região saiu de 35 para 41 municípios e de 193 casos na terça-feira para 241 casos em apenas 24 horas, o que implica em 48 novos casos. Porém os dados ainda fogem da realidade, pois somente em Montes Claros foram 167 casos notificados, enquanto o boletim estadual aponta apenas 40. Nas outras cidades os dados das Secretarias Municipais de Saúde são mais atualizados do que o boletim oficial. Na cidade de Montes Claros, os dados são de 167 casos notificados, onde 125 são monitorados, ou seja, o paciente apresenta as características do coronavirus e fornece os dados aos agentes da Vigilância Epidemiológica. 40 casos foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos. So…

ITACARAMBI COMEÇA A INTENSIFICAR A CAPINA E ROÇAGEM NAS RUAS DA CIDADE DEPOIS DAS CHUVAS

Imagem
A Prefeitura de Itacarambi tem intensificado o serviço de capina e roçagem nos bairros. Desde o início do período chuvoso, o cronograma de serviços elaborado pela Secretaria de Serviços e obras, incluiu os bairros e o centro da cidade. O objetivo é manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de março, nossa reportagem registrou a capina e roçagem na avenida Presidente Kennedy esquina com a rua Januária, bairro central. O Coordenador da limpeza, Claudomiro Ferreira de Souza, falou que além do centro outra equipe de capina e roçagem estão nos outros bairros, revitalizando os logradouros, disse ainda que nesta temporada de chuva, corta o mato, depois de 15 dias tem que retornar para capinar de novo, porque o mato já cresceu, é uma demanda muito grande, e pediu a colaboração de todos, para que evite jogar lixo na rua e deixar o mato acumu…

Prefeitura de Itacarambi adota barreira sanitária contra a chegada do coronavírus

Imagem
‘’A BLITZ ACONTECEU NA SÁIDA DA CIDADE PRÓXIMO A FÁBRICA DE TOMATE””
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou na manhã desta quarta-feira, dia 25 de março uma barreira sanitária, na saída para Januária próximo a fábrica de tomate. A equipe da saúde esteve parando vários veículos e fazendo um monitoramento nos proprietários motoristas e passageiros. A viatura da Polícia Militar, comandada pelo Sargento PM Messias e o CB PM Matos deram o apoio nas blitzen. esta situação precisa ser monitorada, para o controle de passagem de carros e pessoas. São medidasmais rigorosas de controle sanitário. O monitoramentoestá sendo mantida na área urbana, pela qual se faz o controle de passagem de pessoas e veículos.
a Prefeita Dra. Nívea Maria baixou decreto com as medidas contra a propagação da Covid-19, que, além do fechamento de estabelecimentos comerciais (exceção de farmácias, supermercados, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde), estabelece rest…

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITACARAMBI SOLTA O PRIMEIRO BOLETIM DO CORONAVIRUS -COVID-19

Imagem
Coronavírus: Itacarambi está fazendo monitoramento diário por meio de Comité de Contingência A Prefeitura de Itacarambi reuniu a equipe de governo, além de profissionais de todas as áreas da saúde, para traçar um plano de ação estratégico para enfrentamento do coronavírus. Segundo a prefeitura, a cidade registra 3 casos com isolamento domiciliar, nenhum caso suspeito com isolamento hospitalar, e nenhum caso confirmado no município, mas encontra-se no estágio de ‘Atenção’, por isso adotará medidas para não desorganizar os sistemas públicos de atendimento, bem como garantir segurança no atendimento à população: Monitoramento diário e Comitê de Contingência do Coronavírus O Comitê é formado por secretários municipais e coordenadores da Saúde Básica e Defesa Civil. Veja abaixo os membros do comitê: O Comitê Extraordinário COVID-19 tem a seguinte composição:
Rafael Nunes de Andrade – Secretário Municipal de Saúde.
Wendel José Chaves de Almeida – Secretário Municipal de Administração.
Joseli…

Homem de 36 anos morre após apresentar síndrome respiratória grave, em Mirabela

Imagem
Um homem de 36 anos morreu em Mirabela, no Norte de Minas, depois de apresentar uma síndrome respiratória grave, que pode ser um dos sintomas do coronavírus. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o homem deu entrada no Hospital Municipal São Sebastião na tarde do último sábado (21) e faleceu na manhã desse domingo (22). Durante a semana, ele foi atendido no hospital duas vezes com falta de ar leve e foi medicado e liberado. O que se sabe sobre o coronavírus O caso ainda não foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde e nem pelo Ministério da Saúde. O coordenador da Vigilância, Felipe Maia Ribeiro, explicou que o homem tinha histórico de alcoolismo, não apresentou febre, não viajou para áreas de risco e também não teve contato com pessoas com suspeita da doença. “Pelo histórico, ele não se enquadra nos critérios epidemiológicos, mas por precaução foi feita a coleta do material para exame e o caso é investigado”. A medida faz parte de um protocolo do Ministério da Saúde e o materi…

PREFEITURA DE ITACARAMBI INSTITUI O COMITÊ GESTOR DO PLANO DE PREVENÇÃO E CONTINGENCIAMENTO EM SAÚDE DO COVID-19

Imagem
‘’Deliberação conjunta do Comitê Extraordinário CODIVID-19/CICCL de Itacarambi-MG’’. De acordo a situação de emergência de saúde pública de Itacarambi, informada pelo Decretonº 18, de 20 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19),e institui o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 e o Centro de Controle de Comando e Controle Local (CICCL), possuindo caráter deliberativo, e tendo a competência extraordinária para acompanhar a evolução do quadro epidemiológico do novo Coronavírus, além de adotar e fixar medidas de saúde pública necessárias para a prevenção e controle do contágio e o tratamento das pessoas afetadas considerando a necessidade da regulamentação da jornada de trabalho dos servidores municipais deliberam as seguintes medidas emergenciais: -Os servidor…

JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI ADERE A CAMPANHA ''VAMOS FICAR EM CASA'''

Imagem

CORONAVÍRUS: BARES, LANCHONETES, RESTAURANTES E LOJAS FECHAM ÀS PORTAS EM ITACARAMBI

Imagem
Nesta segunda-feira dia 23 de março, nossa reportagem esteve fazendo visitas pelo centro velho de Itacarambi, onde funciona o centrocomercial da cidade, podemosaveriguar que as lojas, restaurantes, lanchonetese bares estavam todos de portas fechadas. No sábado dia 21 de março, a prefeita Dra. Nívea Maria, assinou no início da noite, o Decreto 18/2020, suspendo temporariamente, a partir sábado, 21 de março, o funcionamento de:
I – casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;
II – boates, danceterias, salões de dança;
III – casas de festas e eventos;
IV – feiras, exposições, congressos e seminários;
V– clubes de serviço e de lazer;
VI – academia, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico;
VII – clínicas de estética e salões de beleza;
VIII – bares, restaurantes e lanchonetes;
XII – velórios públicos e privados. O Decreto “Determina a suspensão temporária dos Alvarás de Localização e Funcionamento e autorizações emitidos para a realização de atividades com poten…

Prefeitura de Itacarambi inicia hoje primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe

Imagem
Inicia-se hoje segunda-feira, 23 de março, e prossegue até o dia 16 de abril, em todos os postos de saúde de Itacarambi a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A Prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ao todo serão três etapas de vacinação em datas e para públicos diferentes. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público-alvo, em cada uma das etapas de vacinação. A terceira e última etapa da campanha encerra-se, em todo o país, no dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, todos os postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários. Neste ano, o início da campanha mudou, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo cor…

Secretaria de Saúde de Itacarambi desmente nota com falsas informações sobre o coronavírus

Imagem
‘’A secretária desconhece a origem desta nota informativa, bem como a pessoa que faz os relatos de forma anônima. Trata-se de fake news.’’ A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Itacarambi, em nome do secretário RAFAEL ANDRADE, alerta que é falso o conteúdo de uma Nota Informativa que está circulando pelas redes sociais, no qual uma pessoa menciona informações sobre o novo coronavírus que uma senhora de 56 anos teria sido contaminada e que estava internada no Hospital Municipal Gerson Dias. Veja a nota da Secretaria Municipal de Saúde de Itacarambi. A secretaria desconhece a origem desta nota, bem como a pessoa que faz os relatos de forma anônima. Trata-se de fake news.  Vale ressaltar que a SMS tem mantido a comunicação transparente e constante com a população pelos veículos oficiais do município, informando diariamente sobre os casos, orientações e novas medidas adotadas pela Prefeitura de Itacarambi para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Por Ascom da Prefeitura Vailton …