Começa vacinação contra HPV em meninas de 11 a 13 anos em escolas de Itacarambi

ENFERMEIRA EIDE VACINANDO A PRIMEIRA ESTUDANTE DA ESCOLA

Por Vailton Ferreira
Começou a vacinação contra o vírus do papiloma humano, mais conhecido como HPV. A primeira dose está sendo aplicada em meninas de 11 a 13 anos em todas  às  escolas públicas do município de Itacarambi. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu as doses do Ministério da Saúde e tem até o dia 10 de abril para vacinar todas as meninas. A coordenadora da vacinação a enfermeira Eide, disse que aproximadamente 660 estudantes de todas às escolas do município serão vacinadas. O primeiro dia da do programa foi na Escola Municipal Noeme Sales Nascimento, localizada no bairro S. José. Em seguida será outras escolas principalmente da zona rural.A expectativa da Secretaria de Saúde é conseguir obter uma meta desejada, segundo Eide, a prioridade é seguir os critérios do Ministério da Saúde.
                      EQUIPE DE AGENTES DE SAÚDE CADASTRANDO AS ESTUDANTES
Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno