Pular para o conteúdo principal

GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE JANUÁRIA

GOVERNO FEDERAL RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA O MUNICÍPIO DE JANUÁRIA
 Sempre atento as demandas das comunidades do vasto município de Januária o prefeito, Manoel Jorge de Castro, determinou a coordenadoria municipal de Defesa Civil um completo diagnostico da real situação do estado de estiagem na cidade e zona rural.
Com o levantamento de campo confirmando várias situações de calamidade social. O longo período de seca afetando, de forma devastadora, a agricultura familiar nas comunidades rurais. Entre as várias justificativas, a ausência de chuvas, constante desde 2012, provocando perdas significativas na agricultura e pecuária. Comprometendo, principalmente, o abastecimento de água potável, além dos prejuízos econômicos em vários setores que movimentam a economia municipal.
De posse dos dados socioeconômicos, o chefe do executivo expediu, em 21 de julho, o Decreto nº 3.562 declarando “Situação de Emergência” em todo o município, ratificado pelo ministério de Integração Nacional, através da secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil, no ultimo dia 14, pela Portaria nº 202, com prazo de vigência de seis meses.
OS BENEFÍCIOS DURANTE A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Situação anormal, não excedendo a capacidade inicial de resposta do poder público municipal. Porém necessitando de amplo auxílio complementar do governo estadual e federal para as ações de socorro e de recuperação das percas econômicas e estruturais. Durante período vário benéficos, direto e indireto, aportam no auxilio da população atingida. As ações administrativas da Prefeitura ganham agilidade, em razão da flexibilidade burocrática. Os programas sociais dos governos encurtam caminho no auxilio as famílias atingidas.
(Texto José Maria Guedes –– Fotos de Abel Barcellos)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...