Alunos de Itacarambi lançam livro coletivo sobre a história do município

 

Os alunos da Escola Municipal Noeme Sales Nascimento, em Itacarambi, no Norte de Minas, estão dando exemplo no quesito valorização cultural. Isso porque eles vão lançar nesta quinta-feira (15) um livro coletivo sobre a história do município, composto por pouco mais de 18 mil habitantes.

A cidade, fundada em 2 de março de 1962, é banhada pelo centenário Rio São Francisco. Todos os seus costumes, belezas e particularidades são contadas nas 243 páginas da obra intitulada como “Itacarambi: meu lugar, minha terra, minha identidade” e assinada pelos estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, sob a coordenação dos professores Izaias Pereira, Wesley Kevin e Cândida Matos e da supervisora Rocsane Jovina Campos. Além disso, envolve os demais professores e funcionários.

O professor Izaias Pereira conta que a ideia do livro surgiu através de um projeto desenvolvido na escola, que busca despertar nos alunos o interesse em conhecer e resgatar os fatos que marcaram a construção e desenvolvimento do município. O primeiro livro da coleção foi lançado em 2012, com o título “E foi assim que jacaré virou Itacarambi”, fazendo referência ao surgimento da cidade. Para confeccionar essa segunda edição, os cerca de 100 estudantes fizeram pesquisas, entrevistas, produção de textos e a compilação dos dados obtidos.

“O projeto surgiu da necessidade de estudarmos a historicidade que tem a nossa cidade, a intenção foi dar a chance aos alunos conhecerem suas raízes e valorizarem a historia que é tão linda. Ao mesmo tempo, eles reconhecem suas origens”.

O lançamento está marcado para esta quinta-feira (14), à partir das 18h, na quadra da Escola Municipal Noeme Sales, situada na Rua João Rocha, nº 212, Bairro São José.

Por G1 Grande Minas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno