Abertas as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo de Agricultores Familiares que vão participar do Circuito Agroecológico.

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo de Agricultores Familiares que vão participar do Circuito Agroecológico. O programa oferece capacitações gratuitas, kits de feira livre e plataforma online gratuita para venda de produtos.

 A iniciativa é desenvolvida pelo Codanorte, a partir de um Convênio firmado com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) no valor de R$ 531.990,00 (quinhentos e trinta e novecentos e noventa mil reais). Serão contemplados agricultores de 14 municípios da região (veja lista abaixo).

“O objetivo é potencializar o Desenvolvimento Regional valorizando a Agricultura Familiar e o meio rural com atividades em gastronomia, turismo rural, capacitação, aquisição de equipamentos, assistência tecnológica e educacional”, disse o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo.

 O resultado final com a lista dos agricultores selecionados acontecerá entre os dias 9 e 10 de setembro.

Entre os critérios de seleção, estão:

Residir nos municípios contemplados pelo edital; ser Agricultor Familiar; comprovar qual atividade é praticada pelo agricultor (agricultura convencional, orgânica, agroecologia, cultivos agrícolas, hortaliças, alimentos étnicos, produção de alimentos artesanais); demonstrar se realiza práticas agroecológicas (plantios diversos e saudáveis, conservação do solo, sustentabilidade ambiental, adubos orgânicos, compostagem, proteção dos recursos naturais).

Os selecionados terão direito aos seguintes benefícios:

ECO-MÓVEL (Plataforma gratuita de vendas online) para 600 agricultores familiares que terão mais uma ferramenta de venda para escoamento de sua produção.

ECO-PONTO (Kit Feirante) para 70 famílias que serão beneficiadas com barracas, uniformes e equipamentos para ofertar a Feira Livre do Agricultor Familiar nos respectivos municípios

ECO-ESCOLA (Palestras Educacionais) para 14 escolas levando informações para adesão de importantes políticas públicas da agricultura familiar (PNAE/PAA/Segurança Alimentar)

ECO-PRODUÇÃO (Curso de Extensão e Turismo Agroecológico) em 14 municípios beneficiando 300 alunos que terão capacitação e treinamento voltados para o circuito curto de comercialização agroecológica

Seminários e palestras acontecerão ao longo da execução.

Para participar, basta ser agricultor situado em um dos respectivos municípios:

BOCAIÚVA

BONITO DE MINAS

BURITIZEIRO

CAPITÃO ENÉAS

ITACARAMBI

JANUÁRIA

JAPONVAR

MIRABELA

MONTES CLAROS

PONTO CHIQUE

PEDRAS DE MARIA DA CRUZ

SÃO FRANCISCO

SÃO JOÃO DA PONTE

VARZELÂNDIA

BOCAIÚVA

BONITO DE MINAS

BURITIZEIRO

CAPITÃO ENÉAS

ITACARAMBI

JANUÁRIA

JAPONVAR

MIRABELA

MONTES CLAROS

PONTO CHIQUE

PEDRAS DE MARIA DA CRUZ

SÃO FRANCISCO

SÃO JOÃO DA PONTE

VARZELÂNDIA

POR  NÁTILA GOMES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.