Pular para o conteúdo principal

Doença misteriosa em São Francisco: exames detectam quatro tipos de vírus; saiba quais são

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou nessa quinta-feira (17) que, com relação às duas pessoas que morreram de doença misteriosa em São Francisco, na região Norte de Minas Gerais, exames detectaram influenzarinovírusparainfluenza tipo 4 e vírus sincicial respiratório. Todas as amostras analisadas para hantavirose, leptospirose e meningites bacterianas deram resultados negativos.

Os estudos clínicos continuam sendo realizados para confirmação etiológica e exclusão de outras hipóteses diagnósticas.

Averiguações seguem em andamento, inclusive com equipes em campo coletando informações para novas análises. Segundo a SES-MG, é preciso aguardar os resultados para conclusões definitivas.

Evento

De acordo com investigações iniciais, os pacientes teriam se contaminado em um evento na zona rural de São Francisco e evoluíram rapidamente para sintomas agressivos. Duas pessoas não resistiram e morreram.

Segundo a SES-MG, o evento ocorreu entre os dias 23 e 27 de junho. Além dos três, outros participantes relataram sintomas inespecíficos.

Orientações à população

A SES-MG reforça que todas as ações estão sendo tomadas com base nos protocolos técnicos de vigilância em saúde. A população deve adotar as seguintes medidas de prevenção contra a influenza e outras doenças respiratórias:

Evitar aglomerações e locais fechados ou mal ventilados, especialmente se estiver com sintomas respiratórios;

Utilizar máscara ao apresentar sintomas gripais ou ao frequentar unidades de saúde;

Cobrir nariz e boca com o braço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;

Evitar contato próximo com pessoas doentes;

Manter a vacinação contra a gripe atualizada, especialmente em grupos prioritários;

Procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre, tosse, dor no corpo, dificuldade para respirar ou sangramentos.

POR https://www.itatiaia.com.br/cidades/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...