PREFEITURA DE ITACARAMBI ACIONA SERVIÇO AEROMEDICO PARA SALVAR BEBÊ QUE NASCEU PREMATURO .

Repórter Vailton Ferreira
Na ultima segunda-feira(2 de novembro) a dona de casa Fabrina Rodrigues da Silva,19anos, grávida de 8 meses sentiu dores de partos e foi conduzida para o Hospital municipal Gerson Dias, ao chegar na Unidade de Saúde deu a luz um menino pesando somente 1, 70 gramas, com parto prematuro, a equipe médica  imediatamente colocaram o bebê  na incubadora, para não  correr risco de morte.  O Prefeito Ramon preocupado com a saúde do recém-nascido   pediu a secretária de saúde,  Priscila para acionar o serviço aeromédico do Governo do Estado em parceria com a Unimed de Belo Horizonte.
Enquanto o tempo passava, a preocupação da família da mãe, crescia num empasse de angustia, depois de  dois dias, finalmente a resposta positiva do resgate aeromedico foi confirmado.Nesta quinta-feira(5)  as 11:00 horas um avião do serviço de taxi aéreo pousou no aeroporto da Fazenda ICIL, uma equipe do Samu-Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado para levar o recém-nascido até o avião de resgate. Considerado o primeiro regate de serviço aeromedico ocorrido no município de Itacarambi.
O Preparo
O pequeno João Lucas Rodrigues,3 dias de vida, aguardava os médicos que vieram de Belo Horizonte para leva-lo para a Maternidade de Diamantina, lugar escolhido pela equipe que preparou todo os trabalhos de socorro. A corrida contra o tempo, encheu a pequena sala da maternidade do  Hospital de Itacarambi. Cinco médicos e dois enfermeiros estiveram juntos para auxiliar no resgate do pequeno guerreiro.  No momento que a equipe entubava o João Lucas, antes ele chorou com força lutando  pela vida, todos os funcionários de plantão se revezavam para  observar e registrar aquele momento, enquanto sua mãe e toda família esperavam na recepção da maternidade. Todos que estavam ali, se emocionaram com a pequinês do Joãozinho, mas forte, em querer viver, a emoção compartilhada foi resolvida pelo pessoal que vibravam para que ele cresça com saúde.
Ida para o aeroporto.
Depois que João Lucas  foi removido para a ambulância do  Samu, os médicos do serviço do resgate aeromedico, inclusive Dr. Marcelo, ficou ao lado do João, sempre preocupado com o bem estar do menino prematuro. No trajeto da viajem até o aeroporto, a viatura trafegava com muito cuidado para evitar trepidação e não avariar a aparelhagem da incubadora que precisava de cuidados. Numa temperatura de 33º graus ambiente, o corpinho frágil de Lucas recebia um dos melhores atendimento medico ocorrido na cidade de Itacarambi.
Ao chegar no aeroporto, foi removido da ambulância para o avião que o esperava. A remoção mais uma vez precisou de muito cuidado, finalmente o pequeno Lucas junto de sua mãe que o acompanhou, conseguiram levantar o voo que o levaria para o Hospital especializado da cidade de Diamantina. O recém-nascido está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do hospital e o quadro médico é estável.
A mãe.
Fabrina Rodrigues da Silva, 19 anos falou para a reportagem que tinha esperança que ele venha sobreviver. Falou ainda que a assistência medica do hospital foi muito boa. Disse que é um trabalho inédito acontecido em Itacarambi.” Mudou muito”, foi a única palavra que a mãe de João Lucas argumentou para o repórter.
O que é o resgate aeromédico?
Uma das principais missões da Unimed é a excelência no atendimento ao cliente e, pensando na tranquilidade do mesmo, a cooperativa está oferecendo o transporte aeromédico. Trata-se de um importante serviço que oferece o direito a remoção aérea mediante indicação médica, nos casos de urgência e emergência, de hospital para hospital, de acordo com as condições do contrato com o Governo  do Estado de Minas Gerais.

                           
                               Equipe medica de resgate
                                Dona Fabrina mãe do pequeno João Lucas
                                Secretária de Saúde Priscila

                                             Dr. Marcelo, medico do resgate
                                o recém-nascido João Lucas sendo removido para o Samu
                            
                                João Lucas Chegando no aeroporto

                                a mãe embarcando para acompanhar o bebê
os dois pilotos da aeronave

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi