Pular para o conteúdo principal

SEM-TERRA FECHA TRAVESSIA DO VELHO CHICO ENTRE MANGA E MATIAS CARDOSO

                                       imagem: Allanderson Santos/Nortícias
POR LUIS G. GUEDES
Um grupo formado por cerca de 70 trabalhadores rurais sem terra tentou bloquear o acesso ao porto da travessia do Rio São Francisco entre os municípios de Manga e Matias Cardoso, no extremo Norte de Minas, na manhã desta terça-feira (17). Acompanhados por um carro de som, o grupo reivindicava mais uma suspensão da ordem de despejo do assentamento da Fazenda Marilândia, localizada na localidade conhecida como Baixa Funda, no município de Manga.
O protesto foi pacífico e acompanhado por 15 homens da Polícia Militar. A concentração no porto da balsa, na margem esquerda do rio, começou logo pela manhã, quando os manifestantes tentaram impedir o acesso dos veículos às plataformas das seis balsas que atuam no local por meio do uso de correntes. Enquanto a ação ocorria na cidade, outro grupo de policiais acompanhava um oficial de justiça à sede da Fazenda Maurilândia PARA notificar os invasores sobre mais uma tentativa de evacuação do local.
Os sem-terra, ligados ao Comitê de Apoio à Luta pela Terra em Manga, entidade vinculada à Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia, querem que o Incra conclua o processo de criação do assentamento Baixa Funda, no âmbito da Reforma Agrária, com a consequente homologação da desapropriação da Fazenda Maurilândia. Outra reivindicação do grupo, por sinal bem estranha aos conflitos fundiários da região, é a construção da ponte sobre o Rio São Francisco entre Manga e Matias Cardoso.

Antes, teve bloqueio da BR-135

O protesto dos sem terra é o segundo só neste ano. No início de abril, a Polícia Militar esteve no local PARA garantir o cumprimento do mandado judicial PARA a reintegração de posse da Fazenda Marilândia, mas alguns posseiros voltaram a invadir o local. Cerca de 100 famílias de posseiros que ocupam o lugar há 17 anos.Na ocasião,  o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas Gerais, Danilo Daniel Prado, se comprometeu a buscar solução para acabar com o impasse. Desde então, o Incra tenta convencer o dono da área, o fazendeiro Thales Dias Chaves, a negociar a venda da Marilândia para a autarquia. O argumento é de que ele já não usa a área há um bom tempo e que a melhor saída seria colocada à venda. O assentamento foi listado entre as áreas passíveis de desapropriação em Minas Gerais, mas o Incra ainda depende da declaração de interesse social da propriedade.

Os posseiros resistem em sair do local desde novembro de 2012, com a alegação de que as terras da ocupação Baixa Funda ficaram improdutivas durante cinco décadas e que, mesmo após a maior seca dos últimos 60 anos na região, eles mantêm 600 de hectares de lavouras na área. Em dezembro do ano passado, também em reação a outra tentativa de reintegração, os posseiros bloquearam a rodovia federal BR-135.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...