Pular para o conteúdo principal

Itacarambi cria força tarefa de ações no combate à dengue, zika e chikungunya.

A Prefeitura de Itacarambi através da Secretaria Municipal de Saúde deram início aos trabalhos de intensificação ao combate do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A solenidade da reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (12) na Coordenadoria Vigilância em Saúde.  Vários setores da saúde estiveram presentes no evento. Todos os Agentes Comunitários de saúde e os agentes de endemias compareceram. O Coordenador Dílson Aparecido Filho expos os trabalhos onde todos os agentes trabalharão em conjuntos nesta força tarefa no combate ao mosquito da Dengue.
Durante a reunião, Dílson qualificou todos os agentes de como deve ser as visitas nas residências do município. Um Datashow foi repassado aos servidores ensinando em etapas de como abordar um morador durante as visitas.
                                                                          coordenador Dilsim
Aproximadamente 50 agentes sairão nesta quarta-feira (dia 13/01) para visitarem cerca de sete mil residências. A força tarefa será monitorada pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e pela GRS de Januária. Todo o trabalho terá duração de dois meses (janeiro e fevereiro) tudo isso para evitar a proliferação do mosquito.
A meta da prefeitura é incentivar toda a população na luta contra a dengue, com esta força tarefa criada todos os quintais serão vistoriados pelos agentes e com certeza o objetivo é desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência dessa doença. 

Comitê Estadual
O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à dengue, chikungunya e zika vírus foi lançado pelo governador Fernando Pimentel e pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, no dia 29 de dezembro de 2015, no Palácio da Liberdade. O comitê foi acertado após orientação do governo federal em reunião realizada pela presidenta Dilma Rousseff com os governadores de todos os estados, e visa aperfeiçoar as ações de controle e combate ao vetor e abrange representantes de diversas secretarias e instituições do estado. De acordo com anúncio do governador Pimentel, estão previstos investimentos da ordem de R$ 30 milhões, provenientes do orçamento da Secretaria de Estado de Saúde, para que os municípios possam reforçar as ações dos agentes de endemias, dos agentes comunitários de saúde (ACS), das equipes de saúde da família e as ações de assistência.
Coordenadoria de comunicação
              Vailton Ferreira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...