Pular para o conteúdo principal

Trinta e cinco famílias ocupam fazenda em Pedras de Maria da Cruz


 Grupo estendeu faixas em homenagem a Cleomar Rodrigues (Foto: Divulgação/LCP)
Membros da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia ocuparam nessa quinta-feira (14) as terras da Fazenda São João, em Pedras de Maria da Cruz (MG). De acordo com o Comitê de Apoio à Luta pela Terra, 35 famílias já vivem em 50 hectares desta fazenda e aguardam, desde 2008, a regularização destas terras.

Outro motivo cobrado durante a nova ocupação é a punição dos mandantes do assassinato do líder camponês Cleomar Rodrigues, morto em outubro de 2014. “Dois pistoleiros foram presos e hoje respondem em liberdade, mas os mandantes ainda não receberam nenhuma punição”, lamenta um representante do Comitê, que não quis se identificar.
Os ocupantes estenderam faixas com homenagens à Cleomar Rodrigues próxima ao local onde ele foi encontrado caído.
A PM foi chamada pelo diretor da fazenda, e, no local, os ocupantes disseram à polícia que não tinha nenhum lider que pudesse falar pelo grupo. O G1 falou com diretor da fazenda, Antônio Vinagre, e ele disse que a ocupação é pacífica e eles seguem negociando.
Ainda de acordo com o Comitê de Apoio à Luta pela Terra, o grupo permanece no local.
Morte Cleomar
O dirigente da Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Bahia, Cleomar Rodrigues, de 49 anos, foi morto com um tiro no dia 22 de outubrio de 2014. Ele foi encontrado na MG-161, no KM-8, perto de uma cancela, na zona rural de  Pedras de Maria da Cruz (MG).
Duas semanas depois, Marcos Ribeiro Gusmão, gerente de uma fazenda, e Marco Aurélio da Cruz Silva, servidor público, foram apresentados pela Polícia Civil de Januária como os principais suspeitos da morte do líder do assentamento Unidos com Deus Venceremos.(g1 grande minas)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...