Ministros católicos levam amor e conforto à pacientes do HMJ

Por: Ricardo Soares
Foto Ministros: Ricardo Soares
Legenda da foto Ministros: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
A Igreja precisa ir ao encontro dos mais necessitados. Dessa forma, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Catedral Nossa Senhora das Dores de Januária, sob orientação e comando do Padre Natelson Coutinho e liderança católica de Dom José Moreira, bispo diocesano da cidade, iniciaram trabalhos de visitação nas dependências do hospital municipal da cidade levando a mensagem religiosa, o anúncio do Evangelho, a esperança e o conforto a todos aqueles que estão enfrentando alguma dor ou enfermidade, impossibilitados de estarem presentes na igreja.
A missão consiste em identificar a necessidade de cada paciente internado com posterior entrega da Sagrada Eucaristia àqueles que desejaram agendamento e visita do Padre Natelson Coutinho com realização da confissão – Sacramento da Reconciliação, unção dos enfermos e aconselhamentos.
A proposta nasceu de um convite feito pela coordenação de Referência Técnica do Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS) do Hospital Municipal de Januária (HMJ) ao perceber a necessidade de partilhar a palavra e levar a sagrada eucaristia aos pacientes internados na instituição. Feita a proposta, foi aceita imediatamente pelo Padre Natelson Coutinho, que após algumas reuniões, mobilizou os ministros, que prontamente aderiram a causa, agendando para toda quarta feira na parte da tarde visita dos ministros no HMJ.
Para a Ministra Cecília Guimarães, é preciso levar a palavra de Deus e o próprio Deus Vivo presente na Sagrada Eucaristia a toda pessoa, principalmente àqueles que não têm condições para ir as celebrações. A estes, completa, o esforço deve ser redobrado, pois ao estarem impossibilidades de se locomover, seja pela institucionalização ou pela enfermidade, cabe a igreja ir a seu encontro e levar o Deus Vivo através da palavra ou da Sagrada Eucaristia.
Durante visita nesta última quarta feira, foi possível perceber o envolvimento de todos os pacientes dos quartos visitados. A reportagem da Folha de Januária acompanhou de perto esta visita e pode comprovar no olhar de cada enfermo visitado um ar de esperança. Esperança que veio através dos “anjos de Deus” aqui na terra, esses Missionários católicos que se dispõe a sair de seu conforto do lar, da família e oferecer em serviço a Deus através da igreja católica dentro das instituições e aos mais necessitados.
A nossa reportagem pode comprovar a dedicação do Padre Natelson que está a frete desse trabalho e é uma grande referência religiosa na região. Grande confessor, conselheiro e líder religioso, tem em sua em face a expressão do acolhimento sincero de um verdadeiro cristão que sabe traduzir isso em gestos e serviços. Não negou o chamado do Hospital para mobilizar seus colaboradores em levar Cristo a quem necessita.

As visitas acontecem todas as quartas feiras a partir das 14 h na clínica médica e pronto atendimento do HMJ e conta com grupos de ministros quem se revezam em escala previamente definidas. Os ministros que realizaram a visita na quarta feira foram Josimar Silva, Edna Coutinho e Cecília Guimarães, (da esquerda pra direita na foto) que se dedicaram ao máximo em cumprir os desígnios de Jesus Cristo naqueles momentos de leitura, reflexão e aconselhamento junto aos pacientes visitados. Um momento verdadeiro de fé, esperança e amor passado pelas doces palavras e abraços desses discípulos missionários de Jesus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi