Pular para o conteúdo principal

Governo Federal decreta situação de emergência pela seca em Bocaiuva

Foto tirada do Rio do Onça há 10 dias (Foto: Saae/Arquivo Pessoal)
Bocaiuva, no Norte de Minas Gerais, foi um dos municípios que teve a situação de emergência decretada pelo Governo Federal. Após a medida, é possível pedir apoio em ações de socorro, assistência e o restabelecimento de serviços essenciais. Além de ter acesso a outros benefícios, como renegociação de dívidas e compra de cestas básicas. Claro dos Poções e Lassance também foram incluídos no decreto publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (19).
Na zona urbana, 12 mil domicílios de Bocaiuva são abastecidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A Água vem de uma barragem construída há cerca de 40 anos. Segundo o Saae, pela primeira vez na história, o Rio do Onça, que leva água até a represa secou. As últimas chuvas significativas na região foram em março.
“A água que está na barragem é suficiente para os próximos 15 dias no máximo. Nunca o município passou por uma situação tão crítica”, fala Juscelino Oliveira, diretor geral do Saae.
Por causa do nível da represa do Rio do Onça, um sistema de captação do volume morto será instalado na tarde desta segunda. “Contratamos 10 caminhões-pipa, que trabalham 24 horas por dia. Temos uma escala de revezamento para abastecer os domicílios, quando a água não chega até esses locais, mandamos os caminhões até os que têm prioridade, como escolas por exemplo”, explica Juscelino Oliveira.

O abastecimento da zona urbana conta ainda com 25 poços artesianos, mas com a demanda, a vazão deles reduziu pela metade, por isso está sendo necessário buscar água em poços particulares.
“O decreto é a ferramenta institucional para facilitar ações de municípios no enfrentamento da crise, principalmente questões relacionadas às compras, equipamentos e contratos. Estamos vivendo um período de exceção e que exige decisões rápidas, afinal estamos lidando com o abastecimento de água destinado à população. A Administração tem a possibilidade de agir mais rapidamente, já que o processo normal é demorado”, finaliza Juscelino Oliveira.

Já na zona rural, cerca de 30 comunidades rurais estão sendo abastecidas pela Prefeitura. “Estamos com dois caminhões-pipa trabalhando todos os dias com a exceção do domingo, é uma demanda que só cresce, porque muitos córregos secaram e os poços estão com a vazão bastante reduzida. Além disso, abastecemos também parte das 700 famílias de um assentamento em Engenheiro Dolabela”, diz José Nedir Pereiria, secretário de Desenvolvimento Rural.
Em relação aos córregos, Pereira diz que 20 deles que nunca haviam ficado sem água estão completamente secos. Com a estiagem, que segundo o secretário já dura cinco anos, muitos produtores perderam toda a lavoura e tiveram que vender os animais. “Vemos filhos que deixam a roça para buscarem emprego na cidade, porque acreditam que não têm mais como viver no campo”, destaca.
Com informação do g1 grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...