Equipe de Saúde Bucal e Vigilância em Saúde de Itacarambi realizam Ação para prevenção e combate ao câncer bucal


A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Saúde bucal, em parceria com a Vigilância em Saúde realizou na manhã desta terça-feira (29/05) uma ação para prevenção e combate ao câncer bucal. Os fumantes foram escolhidos como público alvo, visto que o cigarro é um fator de risco para o câncer bucal. Iniciou-se com um café da manhã para os participantes, após isso os cirurgiões-dentistas realizaram uma palestra a respeito do autoexame, técnica de escovação e outras doenças que acometem a cavidade oral. Também realizaram a escovação supervisionada e os participantes foram avaliados a fim de investigar a existência de alguma lesão e demais necessidades. Os técnicos em saúde bucal promoveram a "limpeza" dos dentes e reforçaram as instruções. Os pacientes que com necessidade de outros procedimentos odontológicos foram encaminhados para as respectivas unidades de saúde.
O mês de maio já é representado no calendário pelas diversas ações que são promovidas no combate e prevenção deste tipo de câncer pelas instituições, entidades odontológicas e representações públicas e privadas ligadas à saúde.
É Maio Vermelho! Mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca e outras doenças, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce. A cirurgiã Dentista, Gabriela Lourenço Alves Almeida e a Coordenadora do CEO e Heverton Ferreira é o coordenador da Vigilância em Sanitária e responsável pelo grupo de Tabagismo.
Por Vailton Ferreira





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi