Fucam assume gestão de seis escolas da rede estadual de Minas Gerais

 A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) autorizou a transferência da gestão e manutenção de seis escolas da rede estadual para a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (04/02) em reunião do Conselho Curador da Fucam. A fundação passa então a ser responsável pela Escola Estadual Santa Tereza, em Esmeraldas; Escola Estadual Professora Marieta Amorim Vieira, em Buritizeiro e Escola Estadual Caio Martins, em Januária. Se somam a elas a Escola Estadual Coronel Almeida, em Juvenília; Escola Estadual Dr. Tarcísio Generoso, em São Francisco, e Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, em Riachinho.

A transferência das escolas permitirá que a Fundação realize suas ofertas educacionais da educação básica até a formação técnica e profissional. As equipes da Secretaria de Educação e da Fucam estão trabalhando conjuntamente nesse período, para garantir que a transição ocorra de maneia tranquila e com a observância das diretrizes da política estadual de educação.

Ao todo, quase 1.700 alunos, considerando as seis unidades de ensino, passarão ao modelo aprovado. Como contrapartida, as escolas receberão modernização de sua infraestrutura, com laboratórios, tudo feito a partir de recursos captados pela fundação. Já para os servidores não haverá perdas financeiras e nem de currículo para os alunos. Diretores, vices e secretários serão mantidos no cargo durante a vigência das respectivas gestões. Os processos de contratação e convocação para 2021 seguirão as regras já estabelecidas pela SEE. O processo de matrículas nas escolas continuará seguindo as diretrizes das unidades da rede estadual.

Alvimar José Tito, Presidente da Fundação comemora a decisão “trata-se de um feito histórico para a Fucam! Com a assunção das 6 unidades escolares, faremos ofertas educacionais diretas, moduladas à realidade da população atendida, a exemplo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamental para elevação da escolaridade dos mais vulneráveis. Nosso objetivo é sermos escolas modelo no Estado, seguindo normas e diretrizes da SEE, adequando metodologias e didáticas às necessidades do público atendido”, comemorou.

Quem também vibrou com a notícia foi, Stela Aparecida de Abreu Santos, Presidente da Associação de ex-alunos da Fucam celebra com muita alegria a decisão histórica da retomada pela Fundação da gestão das escolas estaduais localizadas em seus centros educacionais. “Trata-se do fortalecimento da identidade e cultura organizacional, bem como da nobre missão da Caio Martins. São novos tempos, que sinalizam a confiança do Governo de Minas na Fucam, em sua exitosa trajetória de oferta da educação e formação de crianças, adolescentes e jovens. O Coronel Manoel de Almeida, seu fundador, já vislumbrava que a Fundação iria se reinventar ao longo dos anos e agora estamos vivendo um importante momento de reinício”, ressaltou.

A Fucam, fundada em 1948, atendeu mais de 80 mil alunos ao longo de seus 73 anos de história, oferecendo educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Com a assunção das escolas, a Fundação ampliará sua capacidade de beneficiar pessoas, por meio da educação, tema central na trajetória para a autonomia.

Benefícios da Transferência

Conforme ressalta Alvimar Tito, Presidente da Fucam, o impacto da transferência das escolas será muito positivo. “A curto prazo já ocorrerá uma ampliação das ofertas educacionais, com os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC/Pronatec) e técnico profissionalizantes. As equipes estão trabalhando para brevemente implantar nas 6 escolas a educação em tempo integral, a Educação de Jovens e Adultos Novos Rumos (EJA Novos Rumos) e as ofertas do Novo Ensino Médio. Também visamos participar das iniciativas voltadas para melhoria da gestão escolar, a exemplo do Jovens do Futuro, parceria da Fundação Unibanco com a SEE.”

fonte site da SEE-MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno