Nove hospitais do Norte de Minas recebem mais 21,1 mil medicamentos do ‘kit intubação’


Nove hospitais do Norte de Minas estão sendo contempladas com o recebimento de nova remessa de medicamentos do ‘Kit intubação’, composto por de 21.148 mil unidades de Diazepam, Fentanil, Propofol e Midazolan. O repasse dos medicamentos está sendo viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e foi iniciado terça-feira (15). As instituições têm a opção de receber os medicamentos diretamente na rede de frios da SES-MG, em Belo Horizonte, ou via Correios.

Conforme a Superintendência Regional de Saúde (SRS), em maio e até a primeira quinzena deste mês as instituições de saúde do Norte de Minas, que integram a rede de referência no tratamento de pacientes com Covid-19, receberam 28.190 mil medicamentos.

O quantitativo disponibilizado pela SES-MG para cada instituição toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e às Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora. Isso possibilita à SES-MG fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não tem conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas.

Na remessa disponibilizada nesta semana estão 16.665 unidades de Fentanil; 4.423 unidades de Diazepam; 50 de Midazolam e 10 unidades de Propofol.

Segundo prevê o comunicado enviado aos dirigentes regionais de saúde e coordenadores do comitê de enfrentamento à Covid-19, a SES-MG ressalta que os critérios para a distribuição de medicamentos do kit intubação foi pactuado com o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais – (Cosems).

A Secretaria de Estado da Saúde observa que novas aquisições de medicamentos são planejadas de acordo com as oportunidades de mercado, mas reforça a necessidade de que os dirigentes dos hospitais mantenham as tentativas de prospecção de itens levando em conta a insuficiência e a indisponibilidade temporária de medicamentos devido ao aumento de demandas em todas as regiões do país.

Veja a quantidade destinada aos municípios:

Montes Claros
Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (11.553 unidades)
Santa Casa (6.175 unidades)

Janaúba
Hospital Regional de Janaúba (2.450 unidades);

Pirapora
Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (690 unidades);

Manga
Fundação Hospitalar de Amparo ao Homem do Campo, (120 unidades);

Coração de Jesus
Hospital Municipal São Vicente (280 unidades);

Francisco Sá
Hospital Municipal de Francisco Sá (50 unidades);

Itacarambi
Hospital Municipal Gerson Dias(20 unidades)

Januária
Hospital Municipal de Januária (10 unidades).

G1 grande minas

Comentários