Itacarambi realiza a 1ª Audiência Pública de Elaboração do Plano Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

                                                      foto:Eumar  Félix

O município de Itacarambi realizou na manhã de segunda-feira(28), no Clube Recreativo, a 1ª Audiência Pública de Elaboração do Plano Nacional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Codanorte. A Audiência contou com a presença dos prefeitos dos municípios de: Juvenília, Montalvânia, Miravânia, Manga, Matias Cardoso, São João das Missões e Itacarambi. Como também de várias autoridades do legislativo  e do executivo.

Na oportunidade um vídeo foi apresentado mostrando o diagnóstico participativo da situação dos resíduos sólidos nos municípios ligados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE).
Durante a solenidade de abertura, em sua fala, a Prefeita de Itacarambi, Dra. Nívea Maria, cumprimentou todos da mesa, principalmente os prefeitos e representantes de cada município pela presença. Reafirmou o seu compromisso com a correta destinação final dos resíduos sólidos. Entre as propostas do Prognóstico do plano, estão a proteção da saúde pública e a qualidade do meio ambiente, incentivar a reutilização e reciclagem, garantir a disposição final adequada, criar mecanismos para a geração de trabalho e renda, garantir a recuperação de áreas degradadas pelo descarte irregular resíduos e definir o papel do setor privado e da sociedade civil.
O Plano Municipal de Resíduos Sólidos é uma prerrogativa da Política Nacional de Resíduo Sólidos (Lei Federal 12.305/2010) e tem o objetivo de conduzir as cidades do país em direção à produção e ao consumo consciente, melhor desempenho da reciclagem, gestão dos resíduos da construção civil, promoção social dos catadores, geração de emprego e renda, mecanismos de logística reversa e emprego de soluções tecnológicas para o tratamento de resíduos.
Por Ascom da Prefeitura
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno