Pular para o conteúdo principal

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA VIRA CASO DE POLÍCIA NO NORTE DE MINAS

Fraude na distribuição de água no Norte de Minas

O Exército fiscalizou na terça-feira (13) a distribuição de água por carros-pipa em Brasília de Minas, no Norte do Estado, e constatou as irregularidades apontadas publicada na semana passada. Mesmo remunerados para percorrer, semanalmente, comunidades rurais mais afetadas pela estiagem, a periodicidade da entrega da água não é obedecida.
De acordo com o 55º Batalhão do Exército, responsável pela operação de distribuição de água no Norte Minas, os “pipeiros” responsáveis serão identificados e poderão ser expulsos do programa, sem a possibilidade de se candidatarem novamente para a prestação do serviço.
“Se comprovada, por exemplo, a venda de água, o responsável poderá responder também judicialmente, pelo crime de venda ilegal de patrimônio público”, disse o tenente-coronel José Rubens Marques.
Um sorteio ajuda a escolher o pipeiro, que trabalha de forma terceirizada no abastecimento gerenciado pelo Exército. Conforme o Ministério da Integração Nacional, pessoas físicas ou jurídicas podem participar do pregão. O contrato, com validade de três meses, leva em consideração, a título de pagamento, a rota e se esta é feita em estrada asfaltada ou de terra. “O pipeiro somente recebe pelo serviço após constatada a execução do trabalho”, garante Marques.
Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), divulgada no mês passado, revelou a ausência de um mecanismo de controle sobre o gerenciamento do programa do Exército.
Seca
Na terça-feira, em Brasília de Minas, pelo menos três comunidades denunciaram a demora na reposição da água e falhas na orientação dos moradores quanto ao armazenamento. O Exército reconhece os problemas na fiscalização e promete “afinar” o trabalho junto às defesas civis dos municípios atendidos pelo programa.
“Ficamos mais de uma semana sem água. O pipeiro sempre diz que o problema é com o carro, que estraga”, reclamou a produtora rural Janete dos Santos, da comunidade de Morrinhos.
Fonte; Hoje em Dia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...