Pular para o conteúdo principal

Pobre cidade de Manga vive outra crise política


O município de Manga é um dos mais pobres de Minas – está em 759º lugar no ranking de 853 cidades – já teve quatro prefeitos cassados e vive um novo enredo de corrupção. Situado no Norte de Minas, o município tem mais um prefeito questionado na Justiça. Recém-eleito, o irmão do deputado estadual Paulo Guedes (PT), Anastácio Guedes (PT), segundo o Ministério Público Estadual (MP), tomou posse colocando na administração parentes, funcionários fantasmas e até ficha-suja. A rapidez do prefeito surpreendeu até as autoridades. O MP entrou com cinco ações civis públicas contra Anastácio.
O prefeito teria cancelado concurso público, realizado a pedido do MP para a substituição de nomeados em cargos de comissão. O certame havia sido elaborado pela Unimontes. Com isso, colocou no lugar dos aprovados vários aliados políticos. E deu a alguns deles gratificações que chegam a quase 70% do salário. Apenas ligados ao gabinete do prefeito são 341 funcionários que causam um rombo aos cofres públicos de R$ 410 mil por mês, aponta o órgão. 
“Tem-se, portanto, que a horda de servidores públicos contratados diretamente pelo Município de Manga, representa nada menos do que 53,97 % do quadro dos servidores estáveis do município. É dizer que, proporcionalmente, há mais servidores contratados irregularmente, à margem do concurso público, do que servidores estáveis, aprovados previamente em concurso público”, diz trecho de uma das ações do MP.
Ficha Suja
Entre os nomeados, segundo a Promotoria, estão parentes e pessoas que não residem no município. Uma das ações questiona a nomeação da secretária de Administração, Edineida Mendes Batista. Ela é funcionária pública estadual tendo sido afastada das funções e obrigada a pagar multa, pela Controladoria do Estado. Edineida atuou junto à Secretaria Estadual de Educação, período em que foi acusada pelo próprio Estado de várias irregularidades com dinheiro público.(jornal HD)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...