Pobre cidade de Manga vive outra crise política


O município de Manga é um dos mais pobres de Minas – está em 759º lugar no ranking de 853 cidades – já teve quatro prefeitos cassados e vive um novo enredo de corrupção. Situado no Norte de Minas, o município tem mais um prefeito questionado na Justiça. Recém-eleito, o irmão do deputado estadual Paulo Guedes (PT), Anastácio Guedes (PT), segundo o Ministério Público Estadual (MP), tomou posse colocando na administração parentes, funcionários fantasmas e até ficha-suja. A rapidez do prefeito surpreendeu até as autoridades. O MP entrou com cinco ações civis públicas contra Anastácio.
O prefeito teria cancelado concurso público, realizado a pedido do MP para a substituição de nomeados em cargos de comissão. O certame havia sido elaborado pela Unimontes. Com isso, colocou no lugar dos aprovados vários aliados políticos. E deu a alguns deles gratificações que chegam a quase 70% do salário. Apenas ligados ao gabinete do prefeito são 341 funcionários que causam um rombo aos cofres públicos de R$ 410 mil por mês, aponta o órgão. 
“Tem-se, portanto, que a horda de servidores públicos contratados diretamente pelo Município de Manga, representa nada menos do que 53,97 % do quadro dos servidores estáveis do município. É dizer que, proporcionalmente, há mais servidores contratados irregularmente, à margem do concurso público, do que servidores estáveis, aprovados previamente em concurso público”, diz trecho de uma das ações do MP.
Ficha Suja
Entre os nomeados, segundo a Promotoria, estão parentes e pessoas que não residem no município. Uma das ações questiona a nomeação da secretária de Administração, Edineida Mendes Batista. Ela é funcionária pública estadual tendo sido afastada das funções e obrigada a pagar multa, pela Controladoria do Estado. Edineida atuou junto à Secretaria Estadual de Educação, período em que foi acusada pelo próprio Estado de várias irregularidades com dinheiro público.(jornal HD)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno