Pular para o conteúdo principal

Corby assina acordo com a Justiça de MG e vai devolver R$ 10 milhões

Valdivan Veloso Do G1 Grande MinasFACEBOOK
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Federal divulgaram nesta sexta-feira (28) um acordo de colaboração processual com Marcus Vinícius Cripsim, o Corby, condenado por fraude em licitação e por desvio e apropriação de recursos públicos. Com o acordo, Corby se dispôs a devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos.
Corby foi preso em maio de 2013 na Operação Veredas, realizada para desarticular uma organização criminosa que atuava em três estados; Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. As investigações apontaram que a quadrilha, formada por empresários, servidores públicos e agentes políticos, fraudavam processos licitatórios direcionando-os para empresas da organização criminosa.
Em janeiro de 2014, Corby foi condenado a 12 anos de prisão, e cumpre pena na penitenciária de Francisco Sá. Com o acordo ele receberia benefícios.
Segundo a divulgação, o acordo prevê que o valor devolvido seja “revertido em execução de projetos e obras sociais nas áreas de educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente nos municípios lesados”.
O advogado de Corby, Paulo Couto Ribeiro, confirmou a celebração do acordo de colaboração processual, mas alegou que não poderia falar sobre detalhes do acordo, pois o termo corre em segredo de justiça.
Por nota, Paulo Couto Ribeiro diz que o "acordo versa única e exclusivamente à restituição do erário dos supostos prejuízos ocasionados, inexistindo qualquer delação de terceiros".
O advogado não se manifestou em relação ao valor da restituição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...