Pular para o conteúdo principal

Depois da seca, o Velho Chico em Itacarambi começar a encher devagar com a chuva que cai na região Norte Mineira

                            RIO NA REGIÃO DE ITACARAMBI MUDOU O VISUAL REPENTINAMENTE
Por Vailton Ferreira
Depois de uma seca que devastou o rio São Francisco, o aspecto da vazão começou a mudar repentinamente devido a chuva que cai na região Sul do Estado de Minas. Até mesmo o aspecto da vegetação   já é outra. Na região de Itacarambi o rio já demonstra um aspecto diferente, as ‘’CROAS’’ que tinha formado no meio do rio, já despareceu e a agua barrenta corre lentamente no leito do Velho Chico, animando o povo ribeirinho.
Segundo o  jornal  Portal Serrita. Após meses de seca, que chegou a prejudicar a nascente histórica do Rio São Francisco, a chuva voltou a trazer vida ao Parque Nacional da Serra da Canastra, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Na região de Itacarambi e Manga onde o serviço da Travessia da Balsa ficará mais fácil para  utilização do transporte de veículos. Em Itacarambi o serviço tinha sido interrompido durante a vazão do rio, agora o sistema voltará ao normal com a enchente do rio.
Quem presenciou o rio secando agora respira aliviado com a enchente lenta que o Velho Chico vem recebendo. O jornal ainda informou que a seca que atingiu a região, considerada a pior dos últimos 30 anos, contribuiu para o surgimento de vários incêndios na reserva ambiental. Segundo Faria, o fogo consumiu 85 mil hectares de vegetação. Uma das áreas atingidas fica no entorno da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas. Em setembro, veio a confirmação, por meio da chefia do parque, de que a nascente havia secado.

Com certeza, a situação ficará normalizada somente no mês de janeiro quando a intensidade de chuva que cairá vai ajudar a encher o rio por completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...