Depois da seca, o Velho Chico em Itacarambi começar a encher devagar com a chuva que cai na região Norte Mineira

                            RIO NA REGIÃO DE ITACARAMBI MUDOU O VISUAL REPENTINAMENTE
Por Vailton Ferreira
Depois de uma seca que devastou o rio São Francisco, o aspecto da vazão começou a mudar repentinamente devido a chuva que cai na região Sul do Estado de Minas. Até mesmo o aspecto da vegetação   já é outra. Na região de Itacarambi o rio já demonstra um aspecto diferente, as ‘’CROAS’’ que tinha formado no meio do rio, já despareceu e a agua barrenta corre lentamente no leito do Velho Chico, animando o povo ribeirinho.
Segundo o  jornal  Portal Serrita. Após meses de seca, que chegou a prejudicar a nascente histórica do Rio São Francisco, a chuva voltou a trazer vida ao Parque Nacional da Serra da Canastra, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Na região de Itacarambi e Manga onde o serviço da Travessia da Balsa ficará mais fácil para  utilização do transporte de veículos. Em Itacarambi o serviço tinha sido interrompido durante a vazão do rio, agora o sistema voltará ao normal com a enchente do rio.
Quem presenciou o rio secando agora respira aliviado com a enchente lenta que o Velho Chico vem recebendo. O jornal ainda informou que a seca que atingiu a região, considerada a pior dos últimos 30 anos, contribuiu para o surgimento de vários incêndios na reserva ambiental. Segundo Faria, o fogo consumiu 85 mil hectares de vegetação. Uma das áreas atingidas fica no entorno da nascente do Rio São Francisco, em São Roque de Minas. Em setembro, veio a confirmação, por meio da chefia do parque, de que a nascente havia secado.

Com certeza, a situação ficará normalizada somente no mês de janeiro quando a intensidade de chuva que cairá vai ajudar a encher o rio por completo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi