Líder da tribo Xakriabás é detido ao tentar embarcar em aeroporto com arma na bagagem

Com informações do Blog do Sargento Levy Castilho

O cacique da tribo Xakriabá, Domingos Nunes de Oliveira, 40 anos, foi detido, no último domingo (30), ao tentar embarcar em aeronave comercial com uma arma escondida na bagagem. O revólver e algumas munições foram identificados quando o líder indígena tentava passar com a bagagem pelo Raio X do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros, no Norte de Minas.
Uma equipe da Policia Militar foi chamada ao local pelos supervisores da segurança do aeroporto, que relataram a ocorrência. O revólver, de calibre 38, estava carregado com cinco balas e o cacique Domingos ainda carrega munição extra de quatro cartuchos, acomodados em uma pochete.
Durante a abordagem, Domingos informou sua condição de líder indígena em São João das Missões, no Norte de Minas, e apresentou identidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). Domingo Nunes, que é irmão do ex-prefeito de São João das Missões (2005/2012), o também Xakriabá José Nunes de Oliveira, foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros. 
O cacique Xakriabá não estava a caminho de nenhuma guerra. Uma das lideranças indígenas de proa na campanha pela revisão dos limites da aldeia Xakriabá, em São João das Missões, o cacique Domingos contou à polícia que anda armado até os dentes por temer represálias dos produtores rurais daquele município e do vizinho Itacarambi, ameaçados de perder suas terras com a escalada indígena por mais terras. 
Há um estudo técnico avalizado pela Funai com o objetivo de realizar estudos complementares de natureza fundiária referente à revisão de limites das terras indígenas Xakriabá e Xakriabá Rancharia. A proposta prevê a ampliação das terras da tribo dos atuais 53 mil hectares para 75 mil hectares, incremento de 50% em relação área demarcada há 31 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno