Pular para o conteúdo principal

Líder da tribo Xakriabás é detido ao tentar embarcar em aeroporto com arma na bagagem

Com informações do Blog do Sargento Levy Castilho

O cacique da tribo Xakriabá, Domingos Nunes de Oliveira, 40 anos, foi detido, no último domingo (30), ao tentar embarcar em aeronave comercial com uma arma escondida na bagagem. O revólver e algumas munições foram identificados quando o líder indígena tentava passar com a bagagem pelo Raio X do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros, no Norte de Minas.
Uma equipe da Policia Militar foi chamada ao local pelos supervisores da segurança do aeroporto, que relataram a ocorrência. O revólver, de calibre 38, estava carregado com cinco balas e o cacique Domingos ainda carrega munição extra de quatro cartuchos, acomodados em uma pochete.
Durante a abordagem, Domingos informou sua condição de líder indígena em São João das Missões, no Norte de Minas, e apresentou identidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). Domingo Nunes, que é irmão do ex-prefeito de São João das Missões (2005/2012), o também Xakriabá José Nunes de Oliveira, foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros. 
O cacique Xakriabá não estava a caminho de nenhuma guerra. Uma das lideranças indígenas de proa na campanha pela revisão dos limites da aldeia Xakriabá, em São João das Missões, o cacique Domingos contou à polícia que anda armado até os dentes por temer represálias dos produtores rurais daquele município e do vizinho Itacarambi, ameaçados de perder suas terras com a escalada indígena por mais terras. 
Há um estudo técnico avalizado pela Funai com o objetivo de realizar estudos complementares de natureza fundiária referente à revisão de limites das terras indígenas Xakriabá e Xakriabá Rancharia. A proposta prevê a ampliação das terras da tribo dos atuais 53 mil hectares para 75 mil hectares, incremento de 50% em relação área demarcada há 31 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...