Pular para o conteúdo principal

FICHA CAI PARA PREFEITO: CONTAS NÃO FECHAM

Amams apela para decreto conjunto de calamidade financeira, que permite redução de salários e revisão de contratos

Pense numa turma desanimada: Luizinho de São Francisco fala para platéia de prefeitos temerosos com os efeitos da crise financeiras em suas campanhas pela reeleição 
O receio tardio de que podem incorrer na lei de responsabilidade fiscal levou mais de 30 dos 80 prefeitos filiados à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) a anunciarem a decretação conjunta de calamidade financeira em suas cidades. Em encontro na quinta-feira (28/7), em Montes Claros, prefeitos norte-mineiros pediram ao departamento jurídico da Amams para estudar a possibilidade legal de emissão do instrumento compartilhado em que admitem a quebradeira. A minuta do documento deve ser enviada com urgência para cada prefeitura da região, que, após adequar o texto à realidade local, farão sua publicação.
A Amams repete a estratégia utilizada na realização de concursos públicos e no decreto que tentou implementar compras compartilhadas para municípios filiados, ao emitir orientação comum que deve ser acatada por todos os prefeitos.  
Com o reconhecimento assumido de falência, os municípios tentam pressionar o Estado e a União para preservar e garantir a assistência à população, na tentativa de evitar o iminente colapso nos serviços oferecidos pelas prefeituras da região. O decreto deve valer por seis meses (por motivos que dispensam comentários) e vai permitir que às prefeituras renegociarem contratos com fornecedores e até reduzirem temporariamente salários de servidores. A justificativa dos prefeitos é que a crise diminuiu a arrecadação de impostos e os repasses do governo federal. A conta não fecha, caiu, enfim, a ficha.
Seja como for, a crise ronda o Brasil desde 2008, quando o então presidente Lula, agora indiciado pela Operação Lava Jato, em um dos seus muitos erros de avaliação e da clássica soberba que precede toda queda, tratou o tema com desdém – a famosa marolinha. Oito depois, o Brasil vive a pior depressão desde que Pedro Álvares Cabral aportou por aqui.
Os mais de 30 prefeitos presentes ao encontro na Amams demonstraram preocupação com o fato de que não terão como pagar as contas até o final do mandato. Muitos deles sinalizaram que não têm como evitar chegar ao final dos seus mandatos no temido rol dos políticos ficha-sujas.
Muitos desses prefeitos vão disputar a reeleição e se deram conta que a crise financeira pode ter impacto no humor do eleitorado. Noutra frente, os gestores decidiram suspender o transporte escolar na volta das férias, em protesto pelo atraso nos repasses das verbas do serviço por parte do governo do petista Fernando Pimentel.
O presidente-tampão da Amams e prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto (PMDB), avalia que os municípios do norte-mineiro enfrentam os reflexos da retração da economia, principalmente os que dependem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que tiveram quedas ao longo dos seis meses deste ano, mas que vem ocorrendo desde o início do mandato dos atuais gestores, em 2014. O que Luiz Rocha não disse, eu digo aqui: todos os municípios da região, exceção que não se faz nem mais ao quebrado Montes Claros, dependem do FPM e do ICMS.
Yuji Yamada: 'A união faz a força...
O prefeito de Janaúba, o empresário Yuji Yamada (PRB), uma das maiores decepções da atual safra de administradores municipais, disse que não consegue pagar os salários aos servidores locais. Yuji reclamou que Janaúba tem uma defasagem 0,2 pontos no índice que referencia os repasses federais do Fundo de Participação dos Municípios – recebe valores relativos a 2.4, mas o número de habitantes já o credencia a receber pelo cálculo de 2.6. Segundo o prefeito, o IBGE não aceitou revisar os valores dos repasses até a realização de novo censo.
Enquanto isso, diz o japa, as despesas aumentam e o valor dos recursos repassados pelo governo federal continua o mesmo, ou quando não há queda. Yuji não fez na Prefeitura de Janaúba o que já teria feito na Brasnica, uma das maiores exportadoras de frutas do país: o famoso corte estrutural de despesas.
“Todos os municípios estão em calamidade financeira. Por isso, precisamos formalizar este decreto e entregar aos governos. Neste momento, temos que estar unidos para sair desta crise. Com certeza, os atuais gestores convivem com o pior momento financeiro em suas administrações”, afirmou o prefeito de Janaúba em despacho enviado aos jornalistas pela assessoria de imprensa da Amams.(SITE DE LUIS C.. GUEDES)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...