Pular para o conteúdo principal

Montalvânia implanta sistema de monitoramento


- A população de Montalvânia, juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Pública - COMSEP e em parceria com o pelotão local da PM, estará implantando um projeto pioneiro de instalação naquela cidade de um sistema de monitoramento em vias públicas nos mesmo molde das grandes cidades. 
Segundo o sargento Thiago Lima, do pelotão da PM de Montalvânia, inicialmente serão instaladas 4 câmeras de alta definição com visada de 360 graus e zoom (alcance) de 500 metros em pontos estratégicos da cidade. Posteriormente, poderão ser instaladas mais câmeras (no limite de 120), existindo inclusive, a possibilidade de atender a empresários e proprietários rurais situados nas proximidades da cidade. 
Lima informou ainda que a iniciativa teve origem na preocupação da população e do COMSEP, em relação ao aumento da criminalidade com furtos e arrombamentos e pelo fato de Montalvânia estar situada na fronteira dos estados de Minas e Bahia entre outros. 
Para a efetivação do projeto estão sendo realizados vários eventos visando angariar os recursos necessários. A população, profissionais liberais, comerciantes (CDL), fazendeiros, etc. tem feito doações diretamente ao COMSEP, que está encarregado da gestão dos recursos.
Foram recebidas várias doações de gado, bodes, porcos, galinhas etc, que serão vendidos em leilão a ser realizado logo após a primeira etapa do circuito municipal de hipismo rural, às margens do rio Cochá, próximo ao bar do Zequinha, a partir das 18 horas deste sábado (30). 
Pioneirismo
Segundo o advogado Anfrísio de Macedo Lima, o pioneirismo de Montalvânia já foi demonstrado quando, em 1993, a população liderada pelo também advogado Dr. Antônio Macedo, viabilizou um projeto semelhante denominado “Movimento pró-comarca”, que teve franca adesão e arrecadou fundos suficientes para adquirir, adaptar e reformar os prédios destinados ao funcionamento do Fórum, Quartel de Polícia, Delegacia de Polícia, Cadeira Pública e Residências para juiz e para promotor, tendo sido a comarca inaugurada em 1998.
Esta iniciativa foi necessária em razão de a Comarca ter sido criada pelo Estado (TJMG), mas não instalada sob alegação de falta de recursos, fato que provocou a demonstração de disponibilidade e responsabilidade social da população, como está ocorrendo agora, com a implantação do Olho Vivo no Sertão, que deve ser efetivado até o mês de agosto deste ano.
FONTE:http://www.emcimadanoticia.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...