Pular para o conteúdo principal

CAPS DE ITACARAMBI, ATENDENDO OS PACIENTES COM MUITO CARINHO E DEDICAÇÃO

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Atualmente o centro de Atenção Psicossocial de Itacarambi é habilitado na modalidade CPAS I que é um Serviço de atenção psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes.
A assistência prestada ao paciente no CAPS I inclui as seguintes atividades:
Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);
 Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras);
Atendimento em oficinas terapêuticas executadas profissional de nível superior ou nível médio. O CAPS de Itacarambi, atende também os municípios de JUVENÍLIA, SÃO JOÃO DAS MISSÕES, RESERVA XACRIABÁS,MONTALVÂNIA e MIRAVÂNIA.

Visitas domiciliares;
Atendimento à família;
 Atividades comunitárias enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social;
 Os pacientes assistidos em um turno (04 horas) recebem uma refeição diária, os assistidos em dois turnos (08 horas) receberem duas refeições diárias.
Atualmente contamos com uma equipe  formada por , enfermeiro, psicólogo, Assistente social, Técnicos em enfermagem, artesã, auxiliares de serviços gerias e recepcionista. Com  Funcionamento  no período de 07:30 às 17:30 horas, semana na praça Adolfo de oliveira, próximo a prefeitura.

O QUE É O CAPS?

A história do Centro de Atenção Psicossocial começou a ser moldada a partir do movimento da reforma psiquiátrica (Luta Antimanicomial) brasileira que, em sua essência se opunha ao modelo antigo de tratamento ofertado aos portadores de sofrimento Mental naquele momento, sendo este, excludente, desumano e sem qualquer princípio ético.
Como desdobramento do movimento veio a aprovação da lei Federal de Saúde Mental n°10.216, fundamentada em princípios éticos de solidariedade, inclusão social e cidadania e, desta forma, envolve iniciativas políticas, sociais, culturais, administrativas e jurídicas para reinserir e valorizar a pessoa com sofrimento psíquico na sociedade.
O novo modelo de atenção de atenção, o psicossocial, preconiza a construção do conhecimento por meio da intervenção e/ou transformação efetiva da realidade, articula o discurso, a análise e a prática, de forma a estabelecer um novo modo de pensar e entender o transtorno mental e a pessoa que enfrenta esta doença.
Sendo assim, o novo modelo de saúde mental instaurado, o psicossocial, busca reverter o modelo antigo, construindo um novo pensar sobre a saúde mental, entrado no individuo dentro de seu meio social, garantindo tratamento, fortalecendo a assistência ambulatorial, obedecendo aos preceitos constitucionais da universalidade, equidade e integralidade.

COM INFORMAÇÕES DO CAPS DE ITACARAMBI.
A imagem pode conter: planta e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
PACIENTES MOSTRAM O TRABALHO ARTESANAL
A imagem pode conter: 1 pessoa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...