Pular para o conteúdo principal

Itacarambi realiza batizado e troca de corda de capoeiristas


Aconteceu a SEGUNDA VADEIA ITACARAMBI  nos dias 17 e 18. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva do CAIC. Uma organização do professor URÚ e alunos de Itacarambi, com a supervisão do Mestre BIM da Capoeira Sinhá do Reino de Januária. Com apoios da Prefeitura, Coordenadoria Municipal de Esporte, Secretaria de Turismo e Eventos e patrocínio dos comerciantes da cidade.
Sete cidades participaram do evento, JANAÚBA, JAÍBA, MATIAS CARDOSO, VERDELÂNDIA, JANUÁRIA, CARINHANHA E ITACARAMBI. Com muitos batuques e ritmos para celebrar a Segunda Vadeia reuniu vários professores, instrutores e o Mestre de Capoeira, BIM de Januária. 
O gingado, misturado com o Batizado e  Troca de cordões do Grupo Sinhá do Reino realizado neste sábado e domingo, trouxe para a cidade de Itacarambi, os renomados professores de capoeira do Norte de Minas, Além do batizado e da troca de cordões, o evento contou com a primeira formatura de alunos da cidade, principalmente da Escola Estadual Professor Josefino Barbosa, onde cinco alunos da escola puderam receber suas cordas por merecimento e dedicação.
Segundo o Professor Urú, -, o batizado  de capoeira é a primeira vez que o aluno joga com um mestre, por isso é necessário praticar o esporte entre seis meses a um ano. A troca de cordões compreende as graduações da capoeira na qual o aluno recebe diferentes cores de cordões representando seu grau de habilidades no esporte. 
– O cordão verde é a primeira graduação depois passará por varias fases até chegar a ser mestre cujo cordão terá todas as cores: verde, amarelo, azul e branca junta – explicou,
A formatura ocorre quando o aluno tem alto grau de habilidades em todos os âmbitos do esporte, conhecimento sobre a história da capoeira e responsabilidade com a causa. Para tornar-se um aluno formado, segundo o Mestre Bim,  é necessário cerca de 10 anos de dedicação ao esporte. 
– Os principais requisitos para formação é ter aptidão física, conhecimento sobre a história da capoeira e responsabilidade com a causa. Batizado de capoeira é uma festa para a apresentação de aluno iniciante à sociedade, é a primeira vez que o aluno joga com o mestre – contou o Mestre.
Esteve presente no evento, a Secretária Municipal de Turismo, Cláudia Seixas, representou a prefeita Dra. Nivea Maria, os Vereadores Danillo Fraga, Buguinha e dezenas de pais de alunos. O Coordenador de Esporte, Fernando Teixeira não pôde comparecer porque se encontra em viajem, participando de um evento esportivo.
As graduações na capoeira têm várias etapas. Primeiro ele se transforma em aluno formado, depois instrutor,  professor, contra-mestre e mestre. Para ser um mestre é necessário cerca de 30 anos de dedicação ao esporte. .Após apresentação do evento, foi servido um almoço para todos.
Por Vailton Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...