Pular para o conteúdo principal

Moradores do Brejo Santana recebem Palestra sobre o Programa “Cisternas”

brejo2Em reunião com moradores da comunidade Brejo Santana, representantes da empresa AB Minas realizaram uma palestra para explicar como funciona o Programa Cisternas, do governo federal, que contempla moradores de zonas rurais que sofrem com os problemas causados pela falta de água, com cisternas de placas para captação de água das chuvas.
O encontro contou com a presença do Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gilmar Alves de Barros, que informou aos presentes que será oferecida uma captação para alguns moradores.
Desta forma os mesmos serão contratados para realizarem as instalações, garantindo assim, renda para a localidade. Gilmar falou ainda que o trabalho está sendo realizado em toda a zona rural do município.
brejo1Quem também esteve presente na reunião, foi a prefeita, Dra. Nivea Maria. Para ela, a iniciativa vai mudar a vida de muitas famílias que não tem alternativas para sanar o problema da seca.
“Nosso município, assim como toda a região do norte de Minas, é carente de água. Mas, temos lutado desde o início de nossa administração para trazer esse e outros benefícios ao nosso município.” Disse Nivea.
De acordo com o secretário Gilmar, a ação garante a melhoria de vida para a população que enfrenta a escassez de água. Disse ainda que sua secretaria, junto com a administração, tem trabalhando para conseguir outras tecnologias que ajude os moradores das comunidades a solucionar o problema. Gilmar e a prefeita informaram que um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão está previsto para o produtor rural.
A captação da água
O abastecimento dos reservatórios ocorre durante os períodos de chuva: a água que escorre do telhado da casa é conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório. Com os cuidados básicos, que são comunicados aos beneficiados em capacitação específica, a água é própria para saciar a sede e para o preparo de alimentos, além das necessidades diárias de uma casa.
O programa Água para Todos visa à universalização do acesso à água para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar em áreas rurais que vivenciam a situação de escassez hídrica, no Norte e Nordeste de Minas Gerais. Além das cisternas e pequenas barragens, o programa também conta com outras tecnologias, como barreiros e sistemas coletivos de abastecimento de água.
Rildo Madureira - AssCom Prefeitura de Itacarambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...