Pular para o conteúdo principal

Gari tem dedo cortado com cacos de vidro durante coleta de lixo

Durante a coleta de lixo, garis se deparam com materiais cortantes (Foto: Fábio Marçal/Arquivo Pessoal)
Um gari da prefeitura de Montes Claros se feriu durante uma coleta de lixo, nessa terça-feira (19), em um condomínio do Bairro Acácias. De acordo com a secretaria de Serviços Urbanos, o rapaz de 22 anos cortou o dedo em um vidro que estava dentro de uma sacola de lixo comum. No momento do acidente, o gari usava luvas e mesmo assim foi necessário suturar o corte. Até essa terça, foram registrados oito acidentes envolvendo coletores de lixo em caminhões, nesse ano.
“Sempre que acontece acidentes, o funcionário é levado para o hospital, passa por uma avaliação médica e recebe as vacinas indicadas para evitar doenças. Infelizmente, é comum este tipo de acidente, porque os cacos, seringas, espetinhos de carne não são bem-acondicionados. Como o gari tem de pegar firme nas sacolas – já que ele puxa mais de uma –, geralmente, o ferimento acontece neste momento da pressão”, explicou a diretora de limpeza e Serviços Urbanos, Maria Lúcia Pereira Ramos. O gari que se feriu tem 2 anos de serviço.
Atualmente, 134 garis e 38 motoristas fazem a coleta de lixo em três turnos de serviço. Há uma semana, outro gari, de 32 anos, feriu a mão com uma seringa de agulha de aplicação de insulina no Bairro Jardim Palmeiras. Por conta do ferimento, o profissional está de atestado por 10 dias.
“Neste caso, conseguimos identificar o dono do lixo pelo local que a sacola estava. A família foi orientada para o descarte correto. Mas há casos de vizinhos que dividem lixeiras, ou de lixeira coletiva em condomínio, que não é possível identificar o morador", detalhou. No serviço de varreção, não é comum registro de acidente. Em todos os casos, é feito o comunicado de acidente de trabalho (CAT) à medicina do trabalho.
Acondicionamento do lixo
Os cacos de vidro devem ser embalados em papelões ou com a ajuda de uma garrafa pet. A orientação do município é que o morador corte a garrafa pet ao meio, coloque o vidro em uma das partes e depois feche o recipiente com o outro lado; o ideal é vedar com uma fita crepe. Embalar os vidros em jornal e em plástico comum não é aconselhável pela falta de resistência dos materiais.
As agulhas devem permanecer dentro da própria proteção das agulhas. A orientação do uso da garrafa pet também é aconselhável para as seringas.
Já os espetinhos usados em churrascos devem ser quebrados. Outra dica é colocá-los em caixas de sapato e vedá-las bem.
As garrafas de vidro intactas não devem ser colocadas no lixo comum. A orientação da secretaria de Serviços Urbanos é acondicionar estas garrafas ‘em pé’, em uma caixa de papelão. Em todas as orientações, a coordenadora orienta a população a colocar os lixos nos dias da coleta estipulados por região.(G1 GRANDE MINAS)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...