Pular para o conteúdo principal

Desenvolve Minas Gerais: AMM e Sebrae promovem curso sobre Compras Públicas Municipais; inscrições gratuitas já estão aberta

 


As compras públicas municipais podem ser um importante estímulo para o desenvolvimento econômico local. Pensando nisso, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentro do projeto “Desenvolve Minas Gerais”, lançam mais um curso gratuito voltado para o desenvolvimento econômico e a qualificação da administração pública municipal. O curso “Compras Públicas Municipais” acontecerá de forma online, com três turmas disponíveis no mês de janeiro de 2021, nos dias 12 e 13, 20 e 21 e 26 e 27. Clique aqui e inscreva-se.


O conteúdo do curso visa proporcionar conhecimentos técnicos para a implementação dos procedimentos de estímulo aos pequenos negócios nas compras públicas municipais, incluindo o Microempreendedor Individual (MEI) e Agricultores Familiares, conforme previsto na Lei Complementar 123/06 e demais legislações aplicáveis.


O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, destaca que os gestores que assumirão em 2021 terão muitos desafios pela frente e precisam de muito apoio e conhecimento para conseguirem administrar suas prefeituras. “Por isso há a responsabilidade institucional da AMM em aprimorar dois pontos essenciais: a capacitação da gestão pública, porque não adianta conseguir mais recursos, melhorar a relação federativa, se não melhorarmos de dentro pra fora; e fomentar o desenvolvimento local, despertando a vocação para o empreendedorismo”.


Ele ressalta ainda que a parceria com o Sebrae no projeto Desenvolve Minas Gerais pode ajudar muito todos os gestores e agentes públicos. “ Juntamente com o Sebrae e o apoio de diversos parceiros, queremos capacitar os gestores em favor do desenvolvimento econômico local em busca de ações e soluções para otimizar o comércio e a pequena indústria, fazendo o dinheiro circular nos municípios”.


Conteúdo


O curso será dividido em três módulos. No módulo I, serão abordados os avanços recentes nas compras governamentais; a importância do desenvolvimento econômico local; política pública de Compras Governamentais como fator de desenvolvimento econômico local; novo Pregão Eletrônico – Decreto 10.024/2019 e IN 206/2019 – O impacto dos processos eletrônicos associados às transferências voluntárias; impactos da aplicação do Decreto 8.538/2015 no desenvolvimento econômico local; os beneficiários das políticas públicas a favor dos pequenos negócios (MEI, MPE, Agricultores Familiares, Produtores Rurais Pessoas Físicas e Cooperativas); vantagens e alternativas para o município realizar compras locais e territoriais de pequenos negócios; portais eletrônicos: Desafios e Oportunidades.


No módulo II, será dado um destaque para a – aplicação da lei complementar 123/2006 nos processos de contratação; A Lei Complementar 123/2006 como instrumento jurídico de contratação pública; benefícios para os pequenos negócios nas compras públicas; a. Regularidade Fiscal Tardia; desempate em favor das Micro e Pequenas Empresas; c. contratação exclusiva de MPE até 80 mil reais por item; d. Subcontratação de MPE – Como implementar em obras e serviços; aplicação de Cota de 25% exclusiva para MPE; as diferentes formas de aplicar a prioridade de contratação para MPE e casos de não aplicação dos benefícios para as MPE;


O último módulo será dividido em duas partes, uma sobre aquisição de alimentos, abordando: Agricultura Familiar e Licitação Tradicional: Mitos e Verdades; Como comprar mais e melhor da agricultura familiar; • PNAE; • PAA.


A última parte do curso tratará de jurisprudência e procedimentos, com aprendizado sobre decisões recentes do TCE-MG; decisões recentes de outros Tribunais de Contas Estaduais; mapeamento da demanda de bens e serviços; cadastro de fornecedores. planejamento de compras municipais; planejamento de Compras com foco nos pequenos negócios e importância da divulgação do planejamento de compras.


 Desenvolve Minas Gerais


O projeto faz parte do convênio celebrado entre a AMM e o Sebrae Minas durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios, realizado em Belo Horizonte, em dezembro do ano passado. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica local.


A primeira etapa da parceria foi a realização do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”, por meio de reuniões virtuais em parceria com as 44 microrregionais mineiras e as nove regionais do Sebrae Minas. Já aconteceram 12 encontros, com a participação de técnicos da AMM, do Sebrae e de entidades parceiras, que vão vislumbrar as características de cada uma das microrregiões do Estado e analisar aquilo que é mais importante de ser debatido.


A segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais tem como foco a qualificação das gestões públicas municipais, proporcionando proporcionar conhecimento técnico e teórico sobre os aspectos administrativos, financeiros e operacionais frente ao encerramento de mandato. O público-alvo dessa etapa do Desenvolve Minas Gerais são os gestores e servidores públicos das mais diversas áreas, que trabalham direta ou indiretamente com a temática. A metodologia de trabalho é focada na exposição da legislação regente, estudo de casos concretos, apresentação de jurisprudência dos Tribunais de Contas e Tribunais Superiores sobre a temática, compartilhamento de experiência entre os participantes.


DESENVOLVE MINAS GERAIS 

CURSO ONLINE: CONTAS PÚBLICAS MUNICIPAIS 

DATAS: 12 e 13/01, 20 e 21/01 e 26 e 27/01

INSCRIÇÕES GRATUITAS AQUI.

 https://portalamm.org.br/desenvolvemg-cursos-2/

Cooordenadoria-geral de Comunicação

 

AMM | (31) 2125.2431

Lu Pereira | (31) 98312.0258

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al