Águas do rio São Francisco avançam lentamente pelas ruas da última cidade em Minas Gerais

Com a maior cheia desde 2007 no Norte de Minas, as águas do rio São Francisco avançam todos dias alguns centímetros pelas ruas de Manga, distante 55 quilômetros da divisa com a Bahia.

Construída próximo à Foz do Rio Verde Grande, Manga é a última passagem da cheia em território mineiro, a despedida do rio do berço de suas principais nascentes. Neste trecho, são drenadas as chuvas dos 240 municípios mineiros da bacia hidrográfica.

As águas das cabeceiras do São Francisco e de seus afluentes viajam mais de 20 dias para chegar nesta cidade. Elas vêm das regiões Central Mineira, Centro-Oeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste e do Norte do Estado.

O morador Tião Sales tem um canal no Youtube e vem mostrando a cheia do Velho Chico em Manga. Nesta quarta-feira (26), ele mostrou como algumas ruas da cidade estão encobertas pela água e disse que alguns comerciantes estão retirando suas mercadorias dos estabelecimentos para evitar


prejuízos Tião explica que a água entrou pela parte mais baixa da cidade por meio da Lagoa Uirapuru. O parque existente no entorno da lagoa já está submerso e estabelecimentos comerciais da rua ao lado foram atingidos pela enchente. Algumas famílias ribeirinhas precisaram sair de suas casas desde quando o rio começou a subir mais rápido, há duas semanas.

A Prefeitura de Manga alertou na última segunda-feira (24) sobre o risco de alagamentos após o o rompimento da comporta que liga a lagoa ao rio, e que se o nível continuar subindo, as águas podem invadir mais imóveis.

Ainda de acordo com a prefeitura, duas bombas foram instaladas para drenar a água da lagoa e jogá-la mais abaixo.

Fonte: /agenciasertao.com/2022/01/27/aguas-do-rio-sao-francisco-avancam-lentamente-pelas-ruas-da-ultima-cidade-em-minas-gerais/amp/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAMÍLIA DE ITACARAMBI RECONHECE O CORPO ENCONTRADO NO RIO SÃO FRANCISCO EM JAÍBA NO NORTE DE MINAS

Dois homicídios na mesma noite agita a cidade de Itacarambi-MG.