Pular para o conteúdo principal

Pico da cheia no rio São Francisco vai chegar à Bahia nos próximos três dias

Foz do rio Carinhanha na divisa de Minas com a Bahia – Foto: Tiago Marques | Agência Sertão

As águas escoadas das chuvas do início do mês em Minas Gerais estão chegando com maior intensidade na divisa de Minas Gerais com a Bahia nesta quarta-feira (26), de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O boletim mais recente do órgão aponta que o maior volume de água está passando entre os municípios de Januária e Manga, onde a água já começou a invadir as ruas mais baixas e o nível ainda pode subir mais 40 centímetros nas próximas 96 horas.

Em Malhada e Carinhanha, primeiros municípios baianos banhados pelo Velho Chico, o nível deve subir mais 35 centímetros no mesmo período, ultrapassando a marca de 8,40 m, a maior desde a cheia de 2007 e mais de 1,30 m a mais do que o registrado na cheia de 2020. Nos dois municípios, muitas comunidades estão isoladas ou precisaram ser removidas de locais mais baixos e ilhas. Como choveu muito nestes municípios entre o fim de 2021 e início de 2022, muitas lavouras estão alagadas e estradas bastante danificadas. Além disso, o rio avança sobre as lagoas que transbordam sobre as estradas, impedindo o trânsito em alguns locais, como na via que liga a cidade de Malhada ao distrito de Canabrava, onde o trânsito foi interditado por conta do aumento do volume de água.

Do lado de Carinhanha, na margem esquerda, a divisa de Minas com a Bahia, formada pelo rio Carinhanha, está com um alagamento quilométrico, com largura maior do que o próprio leito do Velho Chico. Isto acontece por conta dos vasos comunicantes, onde o rio afluente fica com o mesmo nível do rio principal, alagando toda a sua foz.

Em Bom Jesus da Lapa, o nível deve subir mais 10 centímetros segundo o CPRM. Até chegar em Pilão Arcado, último município antes do reservatório de Sobradinho, o pico da cheia deve demorar entre 7 e 8 dias, período onde haverá mais evolução do nível antes da estabilização e diminuição.

Nos municípios onde o nível já começou a baixar, o volume de água continua grande, mas vem caindo com o passar dos dias devido à diminuição das chuvas nas últimas semanas. É o caso da cidade de São Francisco, onde o nível chegou a 10,17 metros (m) na última sexta-feira (21) e recuou para 9,48 m nesta terça-feira (25).

Fonte: https://agenciasertao.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...