Pular para o conteúdo principal

Projeto estimula reposicionamento da imagem da fruticultura no Norte de Minas

 O conhecido ditado popular “a união faz a força” é um clichê, mas segue à risca a ideologia que o acompanha. Em quaisquer circunstâncias, quando dois ou mais se juntam por objetivos comuns, o sucesso é exponencialmente maior.

No vasto e produtivo universo do agronegócio, essa confirmação não é diferente. Em vista de fortalecer o trabalho coletivo e individual dos fruticultores do Norte de Minas Gerais, para congregar e oferecer conhecimento, fortalecimento da identidade local e ampliação do mercado, a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE) e a 2DA, fundamentaram o programa de Reposicionamento da Fruticultura no Norte de Minas para maior progresso do território.

O agronegócio é a principal ferramenta de desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e o Norte tem papel fundamental na massificação das estatísticas desta afirmação. Apenas em 2020, conforme Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária, indicador que representa a estimativa de geração de renda no meio rural, alcançou seu maior valor histórico no Estado, e chegou à marca de R$ 96,1 bilhões.

Esse é um dado relevante, mas o potencial produtivo norte-mineiro é ainda maior e o projeto em curso veio como importante ferramenta para o progresso regional. “Acreditamos na força do fruticultor do Norte de Minas. Somando esforços com a ABANORTE, a 2DA está conduzindo o programa para orientar a ABANORTE e seus associados dos ganhos nas relações da cadeia produtiva, e as ofertas de serviços que possam alavancar a competitividade da fruticultura do Norte de Minas. O objetivo do programa é expandir a visão dos fruticultores, estimulando novas oportunidades, impulsionando a integração da fruticultura do norte de minas e trazendo maior visibilidade para a região. Buscamos o fortalecimento da identidade do Norte de Minas para enfim abrir novos mercados, aumentar vendas, ampliar a atuação e fortalecer o trabalho já existente”, explica Daniel Guimarães, fundador e CEO da 2DA.

Daniel esclarece ainda que o programa será implantado para apoiar os fruticultores. “Iremos expandir a visão de todos os envolvidos no projeto, criar disruptivas com políticas inadequadas, sensibilizar e mobilizar as lideranças neste novo momento, onde o novo posicionamento é a chave para o avanço da ABANORTE e da fruticultura regional”.

Se de um lado existem ideias e planejamento, do outro existem expectativas. A Sra. Nilde Antunes, fruticultora e presidente da ABANORTE, tem plena convicção que a soma de talentos, esforços e inovação tornam o Norte de Minas protagonista na produção das frutas mais desejadas do Brasil e pontua: “O desenvolvimento socioeconômico da nossa região passa necessariamente pelo fortalecimento da fruticultura tropical dentro e fora do território, o que demanda união de toda a cadeia, inspiração e transpiração. Esse é o tripé que sustenta o agro em todos os tempos. Para traduzir os nossos objetivos em realidade, contratamos a 2DA pelo seu talento e experiência. Esse esforço da ABANORTE é acolhido por todos os fruticultores conscientes de que esta região produz qualidade e quantidade, mas precisa comunicar estes atributos ao mercado consumidor, passando por toda a cadeia”.

Protagonismo é uma palavra que deveria ser vigente nestas terras. Minas Gerais é o 4º produtor de frutas do Brasil. São 128 mil hectares de terras cultivadas no Estado. A produção de frutas é diversificada e abastece o mercado interno brasileiro com expressivo volume de exportação.

“Somos 2.500 fruticultores. Juntos cultivamos 35.000 hectares de terras com as seguintes frutas: banana, limão, mamão, manga, uva, tangerina e uma diversidade de outras frutas em menor escala. A nossa produção está estabelecida em quatro polos produtivos: Jaíba, Janaúba, Montes Claros e Pirapora, porém a área de atuação da ABANORTE e do projeto de Reposicionamento da Fruticultura alcança todos os municípios produtores de frutas no território norte-mineiro, dentre eles destacamos Nova Porteirinha, Porteirinha, Verdelândia, Matias Cardoso, Manga, Montalvânia, Itacarambi, São Francisco, Pedras de Maria da Cruz, Capitão Enéas, Lassance, Várzea da Palma, Francisco Sá, Claros dos Poções, Bocaiúva e Espinosa”.

“O fruticultor do Norte de Minas sabe que o produto que ele coloca na mesa dos brasileiros é de alta qualidade, mas é necessário alinhar essa excelência com uma imagem robusta, que reposicione a própria cultura a práticas que agreguem valor à produção. É isso que vamos trabalhar a partir de agora com os associados da ABANORTE”, explica Daniel Guimarães, fundador e CEO da 2DA.

Mudança de foco

O projeto para a mudança consiste em diferentes ações, dentre as quais um workshop no fim de janeiro nos polos de produção da região. A ideia é promover uma organização sobre o foco de onde os associados da ABANORTE pretendem chegar. Essa estratégia passa pela articulação da competitividade e união entre os municípios produtores de frutas, redirecionando para uma visão mais ampla do mercado, com voz, influência e capacidade de desenvolver a produção regional.

“A ideia é oferecer mais clareza e mudar o mindset sobre a força e a competitividade que a união traz, e mostrar como a desunião aumenta seus pontos fracos, criando lacunas que permitam que outras regiões cresçam em cima dessa fragilidade”, diz o CEO da 2DA.

 

* Malu Rabello, da assessoria Naves Coelho Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...