CODANORTE apresenta aos prefeitos e secretários os resultados do Programa de educação ambiental e coleta seletiva Outro Norte, no ano de 2022, e projeta o Planejamento de 2023

 

O CODANORTE apresentou nesta terça-feira (10) os resultados do Programa de educação ambiental e coleta seletiva Outro Norte em 25 municípios da região. Participaram da reunião com prefeitos e secretários municipais de meio ambiente, no auditório do CREA Montes Claros. Além disso, também foram cadastrados os municípios interessados em executar o Programa no ano de 2023.

Pedro Bicalho, coordenador do Programa, agradeceu a confiança dada e parabenizou os secretários e os demais envolvidos na execução das atividades em cada uma das cidades, ressaltou que ficou surpreso com a dimensão dos resultados alcançados, e que com certeza, foi fruto da dedicação de cada um deles. O Programa aconteceu em 25 municípios, num total de 70 escolas, alcançando 27.762 alunos e, indiretamente, uma população de mais de 350 mil pessoas.

“Na atividade prática Gincana de Recicláveis, foram mais de 50 toneladas de embalagens recolhidas que tiveram a destinação ambiental adequada, o que proporcionou a economia de recursos naturais, minimização de impactos ambientais e geração de emprego e renda locais. Já na atividade Hora Verde, foi realizado o maior plantio simultâneo de mudas da história do estado de Minas, sendo plantadas mais de 25.000 mudas pelas mãos das crianças envolvidas no Programa”, explicou.

Enilson Francisco, secretário executivo do Codanorte, chamou a atenção para os benefícios que o Programa Outro Norte tem proporcionado à gestão dos municípios consorciados. “O Outro Norte vem sendo um braço direito da administração, ajudando a colocar fim em uma preocupação existente há décadas que é a destinação final adequada dos resíduos sólidos, impactando áreas como o meio ambiente, saúde e economia local e regional”, disse.

Jaceane Mendes, Secretária de Meio Ambiente de Lontra, elogiou as atividades e relatou as experiências vividas em sua cidade, relatou que por diversas vezes se emocionou com o depoimento de alunos e com a proporção que o Programa tomou em seu município.

Valquíria Cardoso, Prefeita de Varzelândia, elogiou o envolvimento dos professores de sua cidade, e disse que este engajamento foi fundamental para o sucesso do Outro Norte no município.

Ainda foram apresentados aos prefeitos e secretários a equipe e o plano de trabalho para o ano de 2023. Na oportunidade, foi dado início ao Programa de Educação Ambiental Outro Norte para esse ano, com a adesão de 25 municípios, dos 32 presentes na reunião. Foi informado, ainda, que será encaminhado por e-mail todas as informações e que os municípios terão até o dia 18 de janeiro para aderirem. É o caso dos municípios de Lagoa dos Patos, Ponto Chique, Ibiracatu e outros que não puderam comparecer, mas já manifestaram interesse na continuidade das atividades neste ano.

Texto: Nátila Gomes

Fotos: ASCOM CODANORTE



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno