Pular para o conteúdo principal

Seca causa perdas na agricultura e pecuária, morte de animais e dificuldades para abastecimento humano no Norte de MG

 

O Norte de Minas Gerais acumula prejuízos por conta da seca. Já estão sendo registradas perdas na agricultura e pecuária, morte de animais e dificuldades para abastecimento humano.O alimento para os animais de Adão Rodrigues deve acabar nos próximos dias.“Daqui oito dias a comida acaba. Outros ainda nem têm”, lamenta.

Ele faz anotações sobre a quantidade de chuvas em sua propriedade, os dados deste ano não são animadores. Em dezembro de 2022 foram cerca de 400 mm, no mesmo período de 2023 choveu apenas 2,5 mm.

“As chuvas do ano passado começaram em outubro. Nesse ano, já estamos em 18 de dezembro e praticamente não teve chuva.”

O relatório da Emater destaca que, de julho a dezembro, choveu em média 187 milímetros na região, composta por 89 municípios distribuídos nas unidades regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e São Francisco. A maior pluviosidade registrada nesse período foi em Montes Claros, 364,8 mm, e a menor foi em Janaúba, 60,8 mm.

“O gado tá fraco, não vai pra frente. [...] O capim já morreu todo, tem que refazer tudo e é muito gado e pouco capim na região”, lamenta o produtor rural Valdeir Reis.

Os dados levantados pela Emater apontam que houve perda de 70% das pastagens semeadas entre outubro e dezembro e os produtores enfrentam dificuldades para manter o pasto que já existia, sendo que atualmente o volume das pastagens equivale a 30% do que era esperado. A Emater destaca ainda que constatou o emagrecimento progressivo do rebanho e a morte de animais devido à seca. Além disso, os criadores enfrentam dificuldades para comercializar o gado, que está com o preço em queda. As chuvas do ano passado começaram em outubro. Nesse ano, já estamos em 18 de dezembro e praticamente não teve chuva.”

O relatório da Emater destaca que, de julho a dezembro, choveu em média 187 milímetros na região, composta por 89 municípios distribuídos nas unidades regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e São Francisco. A maior pluviosidade registrada nesse período foi em Montes Claros, 364,8 mm, e a menor foi em Janaúba, 60,8 mm.“O gado tá fraco, não vai pra frente. [...] O capim já morreu todo, tem que refazer tudo e é muito gado e pouco capim na região”, lamenta o produtor rural Valdeir Reis.

POR G1 GRANDE MINAS

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...