Pular para o conteúdo principal

Seca causa perdas na agricultura e pecuária, morte de animais e dificuldades para abastecimento humano no Norte de MG

 

O Norte de Minas Gerais acumula prejuízos por conta da seca. Já estão sendo registradas perdas na agricultura e pecuária, morte de animais e dificuldades para abastecimento humano.O alimento para os animais de Adão Rodrigues deve acabar nos próximos dias.“Daqui oito dias a comida acaba. Outros ainda nem têm”, lamenta.

Ele faz anotações sobre a quantidade de chuvas em sua propriedade, os dados deste ano não são animadores. Em dezembro de 2022 foram cerca de 400 mm, no mesmo período de 2023 choveu apenas 2,5 mm.

“As chuvas do ano passado começaram em outubro. Nesse ano, já estamos em 18 de dezembro e praticamente não teve chuva.”

O relatório da Emater destaca que, de julho a dezembro, choveu em média 187 milímetros na região, composta por 89 municípios distribuídos nas unidades regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e São Francisco. A maior pluviosidade registrada nesse período foi em Montes Claros, 364,8 mm, e a menor foi em Janaúba, 60,8 mm.

“O gado tá fraco, não vai pra frente. [...] O capim já morreu todo, tem que refazer tudo e é muito gado e pouco capim na região”, lamenta o produtor rural Valdeir Reis.

Os dados levantados pela Emater apontam que houve perda de 70% das pastagens semeadas entre outubro e dezembro e os produtores enfrentam dificuldades para manter o pasto que já existia, sendo que atualmente o volume das pastagens equivale a 30% do que era esperado. A Emater destaca ainda que constatou o emagrecimento progressivo do rebanho e a morte de animais devido à seca. Além disso, os criadores enfrentam dificuldades para comercializar o gado, que está com o preço em queda. As chuvas do ano passado começaram em outubro. Nesse ano, já estamos em 18 de dezembro e praticamente não teve chuva.”

O relatório da Emater destaca que, de julho a dezembro, choveu em média 187 milímetros na região, composta por 89 municípios distribuídos nas unidades regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e São Francisco. A maior pluviosidade registrada nesse período foi em Montes Claros, 364,8 mm, e a menor foi em Janaúba, 60,8 mm.“O gado tá fraco, não vai pra frente. [...] O capim já morreu todo, tem que refazer tudo e é muito gado e pouco capim na região”, lamenta o produtor rural Valdeir Reis.

POR G1 GRANDE MINAS

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...

FELIZ 2024