Pular para o conteúdo principal

INCÊNDIO EM MATA SECA DEIXA O AR POLUIDO NA CIDADE DE ITACARAMBI.


Por Vailton Ferreira
Quem mora em Itacarambi na rua Beira Rio  teve uma impressão diferente da cidade. Parecia que havia uma névoa branca atrapalhando a visão. Eram as queimadas que cobriram quase tudo de fumaça O ar na cidade Itacarambi, foi tomado por uma intensa nuvem de fumaça oriunda de vários lugares do outro lado do Rio São Francisco, a fumaça está irritando os moradores, quem mais sofre com os problemas respiratórios são as crianças e os idosos, várias pessoas ligaram para nossa redação reclamando. A noite a situação ficou pior porque a corrente de vento não conseguiu dissipar a fumaça que ficou pairada na cidade.
Ninguém sabe quem  provocou a queimada, por volta das 09h00 da manhã seguinte o vent conseguiu romper a fumaça na orla do rio.
       As queimadas são autorizadas pelo Ibama sob critérios técnicos, como os aceiros, por exemplo, que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Ao receber a autorização para a queimada, o proprietário da área é instruído sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O Ibama também distribui material educativo sobre as queimadas em regiões onde essa prática é usual. Em situações especiais, o Ibama pode proibir as queimadas, o que não impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando incêndios florestais.
Já em Itacarambi, perto da Comunidade da Vila Florentina, uma queimada desordenada vem queimando uma área extensa de floresta, consumindo vários hectares de mata seca desarticulando o progresso da mata, pode ter    matado   dezenas  de animais. O Um avião tem feito  um monitoramento da área para tentar amenizar a proliferação do incêndio. Já na cidade, as moradores não suporta a quantidade de fumaça que invadem as casas.     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...