Pular para o conteúdo principal

FALTA MÉDICOS ESTRANGEIROS EM ALGUMAS CIDADES DE NOSSA REGIÃO



Gabriela Sales - Hoje em Dia
Dos dez municípios que deveriam ser contemplados na primeira fase do Mais Médicos no Norte de Minas, três ficaram a ver navios. Entre as justificativas para o não preenchimento das vagas estão a distância das localidades, o desinteresse dos profissionais e o salário.
Cônego Marinho, com 7.089 habitantes, não foi escolhida por nem um profissional. “Fizemos o pedido, mas não houve interessados”, diz o secretário municipal de Saúde, Reginaldo de Jesus da Mota.
Três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) realizam o atendimento nas zonas urbana e rural. A média é de cem pacientes por dia. “As equipes ficam sobrecarregadas”, afirma o secretário.
Uma das vagas em Buritis chegou a ser requisitada por um médico, mas ele não se apresentou na data combinada. Segundo a prefeitura, sequer foi conhecer a cidade.
Outro problema é que a bolsa de R$ 10 mil está longe de agradar quem é selecionado para atuar em regiões longínquas.
Bonito de Minas, por exemplo, tem equipamentos novos e de ponta, oferece exames laboratoriais e medicamentos e conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros e até especialistas. Mesmo assim, o único médico que se inscreveu para atuar na cidade de 9.671 habitantes não apareceu.
“Ele pediu para que aumentássemos o valor da bolsa do governo federal, mas isso estava além da capacidade do município”, diz a secretária municipal de Saúde, Suellen Santos Ferreira.
Onde os médicos chegaram, há festa. Para Januária, com 65.464 habitantes, foram três, lotados na área urbana. Com as equipes do PSF completas, a média de atendimento é de 30 pacientes por dia, diz a secretária municipal adjunta de saúde, Janaína Viana Oliveira.

Distância é obstáculo a mais
Em Bonito de Minas, há quatro equipes de atenção à saúde básica, mas o novo profissional teria como público-alvo principalmente moradores da zona rural. Como a região é uma das maiores do Estado em extensão territorial, a prefeitura tem carros com tração e ambulâncias para assegurar a realização do atendimento. “Coisa rara de se ver em muitas cidades de Minas e do país”, diz o médico Rafael Antunes Coelho, que atua na zona rural.
Mesmo assim, afirma, o deslocamento entre as comunidades preocupa. “Precisamos de mais profissionais e de meios eficazes para que esses médicos consigam de fato prestar socorro onde é necessário”.“Se houvesse mais médicos, não seria tão complicado”, diz o aposentado Santo Pereira da Conceição, de 79 anos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...