Pular para o conteúdo principal

Maioria dos prefeitos em todo o país não consegue se reeleger, diz pesquisa do IBGE



Maioria dos prefeitos em todo o país não consegue se reeleger, diz pesquisa do IBGE
Desde a instituição da reeleição no Brasil - que passou a vigorar em 1998-, prefeitos de todo o Brasil vivem em uma “gangorra” para se manter no poder. É o que revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE e realizada entre os meses de março e novembro do ano passado nos 5.570 municípios do país. Desde a primeira disputa, em 2000, até o último pleito, em 2012, nem a metade dos prefeitos conseguiu esticar o mandato por mais quatro anos.
O percentual de prefeitos reeleitos em 2000 foi de 41%; 29%, em 2004; 42%, em 2008; e 28%, em 2012. De acordo com relatório da pesquisa, esses percentuais podem ser explicados pela barreira legal que impede mais de uma reeleição. Ou seja, o exercício do cargo ajuda na reeeleição.
Assim, prefeitos que exerceram a função, no período de 1992 a 1996, e que foram reeleitos em 2000, podem ter incrementado o percentual, mais alto para aquele ano, do que na eleição seguinte, de 2004, quando estavam impedidos de exercerem um terceiro mandato. Isso explicaria pelo mesmo motivo o alto percentual de 2008 e seu decréscimo em 2012. No Amapá, registrou-se o menor percentual de reeleitos, 6,2%, e, no Rio de Janeiro, o maior, 40,2%.
Pré-requisitos para a reeleição
O IBGE também fez o cruzamento da incidência de reeleição com outras variáveis da pesquisa. Observou-se que os homens detêm mais alta probabilidade de se reelegerem (28,0%) do que as mulheres (22,%).
Também de acordo com a pesquisa, há uma tendência de se reeleger de acordo com a elevação da idade, partindo de 12%, para aqueles com 19 a 30 anos, até 31%, para os que têm entre 51 e 60 anos, caindo ligeiramente para 27,% para os mais idosos, com 61 anos ou mais.

As Regiões Sul (31,%) e Nordeste (29,0%) apresentam os mais altos percentuais de reeleição de prefeitos e prefeitas em 2012.
Fragmentação partidária
A pesquisa também apontou que é grande o número de partidos que disputam as eleições municipais, variando de 26 legendas, em 2000, a 29, em 2012 “Mesmo considerando que o sistema político brasileiro apresenta um grande número de partidos, ao contrário do que alguns preveem, isso não afeta a sua estabilidade pela extrema fragmentação”, avalia o relatório de pesquisa do IBGE.(FONTE JORNAL EM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...