Pular para o conteúdo principal

Maurílio Arruda tem carro apreendido por desobediência a prisão domiciliar

O ex-prefeito de Januária, Maurílio Arruda, teve seu carro apreendido pela Polícia Federal. A ação, ocorrida no dia 1º de outubro, foi em cumprimento à decisão do Juiz da 1ª Vara Cível Criminal da Comarca de Januária, David Pinter Cardoso.
 Na decisão, o juiz entendeu que Maurílio Arruda usava o veículo para descumprir a prisão domiciliar, concedida pelo Superior Tribunal Federal no mês de julho. “Está comprovada pela documentação acostada no pedido, especialmente através de fotografias, que o acusado deixou sua residência em desobediência às condições impostas por este Juizo”, relata a decisão.
                    Justiça determinou que valor do carro pode ser usado como fiança. (Foto: Valdivan Veloso/G1)
O juiz decidiu ainda a perda de parte do valor da fiança. A decisão define que o veículo seja “avaliado pela Polícia Federal e seu valor também responderá como fiança aos autos”.
O magistrado afirma que o pedido de prisão de Arruda foi prejudicado, “tendo em vista que a legislação eleitoral proíbe a prisão nos 15 dias que antecedem as eleições”, disse na decisão.
 O G1 Grande Minas esteve na residência de Maurílio Arruda na tarde desta segunda-feira (6). O ex-prefeito negou ter desobedecido as regras da prisão domiciliar.
“Está comprovado nos autos que as três vezes que eu deixei a minha residência foi uma para um inquérito na própria Polícia Federal, outra no próprio Poder Judiciário e outra para atendimento médico, inclusive tudo comunicado ao juiz”, afirma.
Prisão domiciliar
A prisão domiciliar foi concedida a Maurílio Arruda pelo Supremo Tribunal Federal devido à falta de sala de Estado-Maior em Minas Gerais.  A sala do Estado Maior é uma sala existente nos quartéis das Forças Armadas ou Forças Auxiliares, onde um advogado pode aguardar o trânsito de um processo.
Arruda responde processo criminalmente por supostos crimes de associação criminosa e fraude em licitação.
Polícia Federal flagrou Arruda saindo de casa no
Para que Arruda tivesse direito à prisão domiciliar, algumas situações foram impostas pela Justiça, como o uso de tornozeleira eletrônica e a vigilância policial em frente a casa dele, mas estas medidas não estariam sendo cumpridas.
“Até o momento, o Estado tem condições de fornecer tornozeleiras para controle de presos que tenham sentença transitado em julgado que não é o caso de Maurílio Arruda”, explica o delegado da Polícia Federal, Thiago Garcia.
Quanto à vigilância policial, imposta pela Justiça, a assessora da PM em Montes Claros, capitão Gracielle Rodrigues, informou que a Polícia Militar não foi notificada para vigiar Maurílio Arruda.
Candidato em 2014
O ex-prefeito Maurílio Arruda foi candidato a deputado estadual nas eleições desse domingo (5). De acordo com o resultado disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral, Maurílio Arruda teve 4.303 votos e não foi eleito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...