ANIVERSÁRIO DE ITACARAMBI-- De Jacaré a Itacarambi

Norte de Minas – De Jacaré a Itacarambi
             MATÉRIA PUBLICA NO ANO PASSADO EM TODOS OS JORNAIS DO NORTE DE MINAS

A origem do município está no antigo distrito de São João das Missões, no município de Januária. Foi extinto em 1836 e restaurado em 1864.Vinte e seis anos mais tarde, a sede do distrito foi transferida para a povoação de Jacaré. O povoado, em 1926, passa a se chamar Itacarambi. Em 1962, a emancipação eleva Itacarambi a município.
Hoje dia 02 de março, o município de Itacarambi, completa 52 anos de emancipação política. Desde seus primórdios o município já passou por vários momentos difíceis desde que foi emancipado. Politicamente, expressamos com tristeza a ferida aberta que o município sofreu com as notícias de escândalos envolvendo na justiça fatos de desvios de dinheiro e de obras inacabadas. Enquanto a ferida vem cicatrizando lentamente, nosso município continua caminhando lentamente para esquecer este trauma.
A pequena Itacarambi, com seus 17. 739 habitantes tem demonstrado que precisa muito de progresso. O avanço na educação, saúde e outros setores, vem abrindo caminho lentamente para tentar esquecer o passado sombrio que sujou a imagem de Itacarambi.
Em meados dos anos 70 o município tinha seus critérios políticos interligados por pessoas que mantinha padronizado as denominadas famílias que seguia uma dinastia palpadas de sonhos. Tivemos vários prefeitos que lutaram para o progresso de Itacarambi, lembro ainda no tempo de menino que os pleitos eram momentos de muita fartura. O desejo de votar era um sistema de alegria da parte dos eleitores que saiam da zona rural no lombo do cavalo e viajavam mais de 20 léguas para votar no seu candidato preferido.
Não existia intolerância, apesar de termos um regime militar na época que comandava o Pais com mão de ferro, mesmo assim, não existia o cancro da corrupção, existia somente o cumprimento da lei eleitoral que antes de fechar as urnas já sabia qual o candidato sairia vencedor devido os comentários antecipados dos eleitores.
O que é Itacarambi hoje? É uma cidade que sonha em crescer, os jovens tem que pensar muito no futuro de nosso município, tentar tirar as reminiscências ditatoriais, e resguardar uma politica de bom senso e progressiva, sem pensar na famigerada ganância e partir para a mudança. De Jacaré ganhamos o nome de Itacarambi, que não seja mais manchado com escândalos e nem criminalidade. Hoje nosso município vive momentos de lutas, é o jovem de hoje que tem que mudar o rumo da historia da cidade, o povo precisa ser amparado e gerenciado por homens inteligentes que venham palpar o futuro do povo itacarambiense com renovação. Valoroso é aquele que ama sua cidade e pensa num caminho de progresso. Parabenizamos Itacarambi pelos seus 52 anos de emancipação política.
Por Vailton Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno