Pular para o conteúdo principal

Mais de R$ 600 milhões serão utilizados para combater a seca no Norte de Minas

Seca no Norte de Minas

Hoje em Dia*


Frederico Haikal
Seca no Norte de Minas
Nada menos do que 125 municípios mineiros já decretaram situação de emergência em decorrência da chuva. Do total de cidades afetadas, mais da metade (65) estão localizadas no Norte de Minas, conforme o balanço divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). 
 
Na tentativa de combater a seca na região, o Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (26) que vai agilizar a aplicação de aproximadamente R$ 600 milhões já disponibilizados pelo Governo Federal para a região mais afetada do Estado. 
 
A decisão foi anunciada em Montes Claros durante encontro da equipe do Governo de Minas Gerais com prefeitos e lideranças de mais de 80 municípios do Norte de Minas, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). 
 
Durante o encontro, a presidente da Copasa, Sinara Meireles, voltou a ressaltar a necessidade de a população evitar o desperdício de água, uma vez que não se tem previsão de como será o comportamento do clima nos próximos meses. Ela lembrou que o problema da falta de água já é uma questão bem conhecida da realidade do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.
 
 Calamidade pública
 
Prefeito de Francisco Sá, Denilson Rodrigues, foi um dos dez administradores municipais a expor os problemas causados pela seca. A cidade, que não é atendida pela Copasa, está em estado de calamidade pública desde meados de janeiro, enfrentando o racionamento, pois a barragem do Rio São Domingos, que abastece o município, encontra-se com 5% de sua capacidade. "Precisamos de ações rápidas e emergenciais para enfrentar esse problema, que também afetou a economia local, com perdas de pastagens e de rebanhos", afirmou.
 
 Teófilo Otoni
 
Antes da reunião de Montes Claros, a equipe de governo havia realizado encontro com lideranças dos vales do Jequitinhonha e Mucuri em Teófilo Otoni para debater o mesmo tema. O evento reuniu dezenas de prefeitos e vereadores da região, além de autoridades locais e representantes de diversos órgãos ligados ao meio ambiente. 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...