EXPEDIÇÃO VELHO CHICO DE BIKE PEDALA MIL QUILÔMETROS VISITANDO CIDADES RIBEIRINHAS.

Chegou em Itacarambi  a Expedição Velho Chico de Bike, ao todos 7 cliclistas  que já pedalaram mil quilômetros visitando as cidades banhadas pelo Rio São Francisco.  Esta é a primeira etapa desta aventura  recheada de muitas emoções.  Nove pessoas compõem o grupo da expedição, sete são ciclistas e dois dão apoio de carro, para evitar algum contratempo.
Os ciclista visitou a cidade de Itacarambi, onde pernoitaram e saíram bem cedo com destino ao município de Manga. Antes entregaram nas mãos das secretárias Shirley (administração)e Rita de Cássia(finanças) O material Educativo do Sest Senat Anápolis contendo vários temas direcionado a adolescência  referente abuso sexual, prevenção ao uso de drogas, bullyng, higiene bucal e demais conteúdos  desenvolvidos para  uma boa educação social.
Desde que saiu da Serra da Canastra  o grupo da Expedição Velho Chico de Bike tem o objetivo de percorrer o rio de ponta a ponta e, simbolicamente, vai recolher a água de sua nascente e transportá-la, nas bikes, até à foz, como uma forma de mostrar a fragilidade de um rio enfraquecido pelos atos degradantes do homem.
Não é preciso ser um ecologista, não é preciso ser um ambientalista para perceber o horror das ações humanas sobre o rio: O extermínio das nascentes que o alimentam; a sugação vampiresca de suas águas para a ambição de lavouras e lavouras; as hidrelétricas deformando seu curso e minando sua força; a devastação do verde de suas margens que culminam em quedas de barrancos; cloacas e cloacas jorrando veneno em suas águas; a transposição surrealista e eleitoreira e, muito, muito mais. Acrescentou no relatório diário que o grupo posta na página do facebook.
Os irmãos Carlos Benes e Regis Benes disseram para a reportagem que nesta expedição existe um Manifesto simbólico para fomentar diante das autoridades uma preocupação maior contra a devastação do Rio São Francisco.  Falou ainda que tem evitado pedalar pelas rodovias e sim estrada de chão. Rodovias fica para ultima opção quando o percurso for muito distante. Apesar de alguns obstáculos encontrado durante o percurso.
Em Itacarambi a equipe chegou a elogiar a cidade pelo aspecto arquitetônico, dizendo que é uma cidade bem acolhedora e  limpa.
O desafio da Expedição Velho Chico de Bike  começou no dia 13 de julho  A aventura do grupo de ciclistas de Brasília começou na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Eles vão pedalar até a foz do Velho Chico, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe. Ao todo, serão mais de 2.600 km pedalados em duas etapas da viagem. O grupo já está em contagem regressiva para a primeira fase. Em vinte dias às margens do São Francisco, os atletas querem pedalar metade do trajeto. O restante da expedição será realizado em 2016. “O roteiro será pelas cidades que margeiam o rio”, explica Régis Benes, que criou o projeto. Enfim, resta agora desejar boa sorte para ciclistas ecológicos.
Por Vailton Ferreira.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno