Pular para o conteúdo principal

AMAMS LANÇA NESTA SEXTA, O PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE FISCAL E SOCIAL

PREMIO AMAMS 2
Acontece nesta sexta-feira 18/09, às 20 horas, o lançamento do Prêmio AMAMS Antônio Lafetá Rebelo de Responsabilidade Fiscal e Social. Mais de 60 prefeituras filiadas a AMAMS já confirmaram a participação e abraçaram este projeto realizado pela entidade, Inter TV Grande Minas, Sebrae-MG,  Unimontes e que tem como objetivo divulgar as boas ações desenvolvidas nos municípios na gestão pública e na melhoria da qualidade de vida da população.
Januária foi o primeiro município a receber a equipe para a realização do documentário. O prefeito Manoel Jorge elogiou o projeto da AMAMS e disse que a iniciativa é importante para mostrar de forma transparente como é investido o dinheiro do cidadão.
Outro município onde a equipe visitou e fez reportagem foi Bonito de Minas. O prefeito Zé Reis disse que gostou do viu no que estava sendo registrado no documentário.
O presidente da AMAMS, prefeito César Emílio Lopes Oliveira, de Capitão Enéas, disse que objetivo principal do prêmio é classificar as informações anuais fiscais e sociais dos municípios com base em indicadores da qualidade da gestão pública municipal. Compreendendo, estimulando e divulgando a cultura da responsabilidade fiscal e social na gestão pública municipal, calculando os indicadores, com uma gestão fiscal transparente, social e de  infraestrutura.
Durante anos os municípios brasileiros enfrentaram problemas tais como a inflação elevada, recessão econômica, carência de recursos para investimentos e, no âmbito interno, a ausência de instrumentos eficazes de planejamento e controle dos gastos públicos municipais, fatores estes que impactaram negativamente na gestão e no desempenho econômico e social dos municípios. A melhora dos indicadores de desenvolvimento está relacionada a uma maior eficiência da gestão pública. A busca pela maior eficiência na gestão pública também pauta-se por um maior controle dos gastos públicos e maior transparência na aplicação dos recursos, temas contidos na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF.
Os municípios da mesorregião do Norte de Minas também passam por situação semelhante, e têm um agravante por serem considerados carentes de recursos, estarem em uma região historicamente desprovida de investimentos e médios a baixos níveis de desenvolvimento. Apesar de haver vários indicadores de medição da qualidade da gestão pública municipal no Brasil, pensou-se em avaliar, de forma mais específica, criando um indicador Fiscal e Social para os municípios da mesorregião norte de minas ou afiliados a AMAMS.
Idealizado pela entidade e operacionalizado pela Unimontes e em parceria com Sebrae-MG e MPMG, o prêmio AMAMS de Responsabilidade Fiscal e Social quer mostrar o desempenho das administrações municipais, por meio da análise dos dados oficiais a fim de verificar a qualidade da gestão pública municipal dos municípios afiliados.
Pretende-se avaliar o aspecto da responsabilidade fiscal (Quesitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Transparência e acesso a informação) e o aspecto da responsabilidade social ( gastos municipais com saúde e educação).
PREMIAÇÃO
Em relação a premiação, o prêmio será dado aos três finalistas (Placas de ouro, prata e Bronze), no qual onde a InterTv fará uma campanha publicitária com direito a 30 (trinta) chamadas comerciais de (30) trinta segundos, distribuídas em vários programas. Cada um divulgando suas ações de destaque dentro dos aspectos fiscal e social, como também cada município premiado vai ser parte em uma reportagem especial da emissora, revelando os caminhos que levaram à premiação. Por fim o prêmio será entregue em uma noite solene com a participação de autoridades, convidados e todos os gestores filiados à AMAMS.
ASCOM/AMAMS  – Montes Claros, 16 de setembro de 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...