CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO: A GRANDE ATRAÇÃO, DESTE FINAL DE SEMANA, EM JANUÁRIA

Fortalecendo as mobilizações sociocultural de Januária a comunidade brejina, com apoio da Prefeitura Municipal, convida a população para participar dos festejos da tradicional CAVALHADAS DE BREJO DO AMPARO que acontecerá, na sede do distrito, há seis quilômetros da cidade, a partir desta sexta-feira (18/09) com encerramento no domingo (20/09), com três dias de muita festa e cultura, no secular distrito januarense.
UM DOS MAIORES ESPETÁCULO DO INTERIOR MINEIRO
Uma tradicional celebração portuguesa, as Cavalhadas teve origem nos torneios medievais, retratando o casamento do rei Carlos Magno com a rainha Florípedes.  Quando os aristocratas exibiam destreza e valentia. Um torneio que servia como exercício militar nos intervalos das guerras, lembrando as batalhas medievais entre Cristãos e Mouros, onde nobres e guerreiros cultivavam a praxe da galantaria. As alcanzias, bolas de barro ocas cheias de flores e cinzas, eram jogadas no campo de batalha.
Os festejos tiveram inicio, no Brasil, a partir do século XVII, chegando ao Brejo do Amparo em razão da Festa do Divino. Com o tempo, esta peça teatral, se tornou um dos maiores espetáculos do interior mineiro.
(Texto e fotos de José Maria Guedes)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi