Pular para o conteúdo principal

Minas Gerais tem 106 municípios em estado de emergência

Minas Gerais já tem 106 municípios em estado de emergência por causa da seca, dos quais 17 tiveram a situação decretada neste mês, quando aumentaram os efeitos da estiagem prolongada com o secamento de rios e córregos. A grande maioria das cidades atingidas está situada no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, onde milhares de famílias estão sendo abastecidas por caminhões-pipa.

A última cidade a entrar na lista foi Montes Claros (Norte de Minas), onde o decreto oficializando a situação, assinado pelo prefeito Ruy Muniz, foi publicado nessa sexta-feira “considerando que choveu de forma irregular durante o período compreendido entre junho a setembro e que as precipitações registradas foram abaixo da média histórica prejudicando todo o sistema produtivo da cidade e contribuindo para o esgotamento dos mananciais, açudes e tanques existentes”.
Segundo o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) Reinaldo Nunes de Oliveira, as perdas das lavouras no município na safra 2014/1015 foram de 90%, repetindo os prejuízos verificados em praticamente todos as cidades do Norte de Minas, devido a estiagem prolongada. “A região sofre com a quarta seca consecutiva”, diz Oliveira.
Ele salienta que, além dos prejuízos na produção agrícola, o Norte do estado tem elevada perda na pecuária imposta pela falta de chuvas. “Em 2010, o rebanho bovino norte mineiro era 3,3 milhões de cabeças. Hoje, gira em torno de 1,8 milhão”, descreve o técnico.
Nos últimos dias, também foi registrada a elevação da temperatura, com o aumento dos focos de queimadas nas diferentes regiões do estado. Em Montes Claros, nesta semana, um incêndio destruiu cerca de 10 hectares de mata nativa dentro do Parque Florestal Guimarães Rosa, situado na área urbana, entre os bairros Ibituruna e Morada do Sol. O incêndio, iniciado na tarde de quarta-feira, foi controlado na noite de quinta-feira, depois do exaustivo trabalho de combate por parte do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal.
RIOS SECOS Oliveira salienta que existem no Norte de Minas 730 rios que eram perenes. Mais de 80% deles (em torno de 600) estão secos, “cortados”, correndo com vazão mínima, depois de quatro anos de longas estiagens.


O secamento dos mananciais em decorrência da intensidade da estiagem virou realidade em Botumirim, pequeno município do Norte de Minas, situado em cima da Serra do Espinhaço, e que teve abundância de água, por ser uma região de nascentes. No município, o Rio Itacambirassu está cortado com alguns trechos completamente vazio. Segundo o chefe de Gabinete da Prefeitura de Botumirim, Moacir de Souza Oliveira, é a primeira vez que o Itacambirassu chega em situação tão crítica.

Moacir de Souza conta que outros curso d água de Botumirim, que eram perenes, também pararam de correr neste ano, como o Córrego dos Veados e o Rio Bananal. Por isso, várias comunidades rurais do município estão sendo abastecidas por caminhões-pipas.
Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Serviço MG Climatempo, estão previstas chuvas esparsas no Norte do estado para o começo de outubro. Mas chuvas fortes, suficientes para a recuperação do lençol freático, somente deverão ocorrer na região em dezembro.(JORNAL E M)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...