Pular para o conteúdo principal

Com crise, prefeitos temem LRF e impacto eleitoral

AMM
As dificuldades em atender a Lei de Responsabilidade Fiscal em meio à crise foi o tema principal da abertura do 33º Congresso da Associação Mineira dos Municípios (AMM). A situação é especialmente preocupante para os prefeitos por ser um ano eleitoral.
O presidente da entidade e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), afirmou que muitos de seus pares vão enfrentar problemas nas eleições. “A maioria dos prefeitos vai ter dificuldades porque não tem condições de fazer aquilo que a população cobra e isso reflete diretamente no processo eleitoral”, afirmou. Ele lembrou que uma pesquisa feita pela AMM mostrou que 74,2% dos prefeitos não vão conseguir fechar as contas neste ano.
O chefe do Executivo de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda (PSB), questionou a falta de clareza na lei de responsabilidade fiscal em relação aos restos a pagar. Ele acredita que a falta de uma definição clara sobre o tema gera instabilidade. “Isso cria uma insegurança jurídica que não termina esse ano porque, enquanto estas contas não forem aprovadas, o prefeito estará sempre em uma posição muito insegura”, declarou.
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) destacou que o andamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), apoiado justamente na responsabilidade fiscal, abre um precedente perigoso. “Se tiver o mínimo de isonomia constitucional, vão ter que cassar todos os prefeitos e governadores”, afirmou.
O vice-governador Antônio Andrade participou do encontro e defendeu a flexibilização da lei. “Os Executivos não podem ser sacrificados por uma lei que é muito rígida”, defendeu, lembrando que o momento econômico e a queda de arrecadação impõem complicações para fechar as contas. “Pimentel está fazendo um grande esforço para cumprir a lei e acho que ele vai conseguir”, contou.
O encontro ocorre no Expominas, em Belo Horizonte, e vai até amanhã.(JORNAL O TEMPO)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...