Pular para o conteúdo principal

Impacto da crise na área da saúde é tema de audiência na ALMG

A Comissão de Saúde se reúne nesta terça-feira (18/10/16) para debater os desafios enfrentados pelos municípios para a garantia do direito à saúde e para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião está marcada para as 15 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e foi solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS).
O parlamentar, que pretende debater se a crise na saúde impacta na prestação dos serviços pelos municípios, aponta o que considera as maiores dimensões da instabilidade na área. A principal, segundo ele, está no subfinanciamento, que colocaria o País em patamares vergonhosos, qualquer que seja o mecanismo de comparação com outras nações.
O deputado Antônio Jorge também se preocupa com a Proposta de Emenda à Constituição Federal 241/16, que cria um teto para gastos públicos em âmbito federal e pode limitar o aumento dos gastos em saúde e educação.
Na prática, a proposta prevê que, durante um período de 20 anos, a despesa federal seja corrigida anualmente somente pela inflação acumulada no ao anterior. A proposta foi aprovada em 1° turno pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira (10).
"Essa PEC sinaliza que o percentual de investimento em saúde no Brasil poderá ficar abaixo de 2% do PIB em dez anos. Mudar a fórmula de gastos em saúde e educação, direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, não nos parece adequado como garantia de uma sociedade mais justa no futuro, como insistem em afirmar os defensores da PEC 241", critica o deputado Antônio Jorge.
Outra dimensão da crise, na opinião do parlamentar, seria a da governança, que coloca os municípios na dependência financeira dos governos estadual e federal. A última dimensão estaria relacionada aos recursos humanos. Para o deputado, é urgente a criação de uma carreira profissional do SUS.
Convidados - Foram convidados para o debate o governador Fernando Pimentel; os secretários de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz; de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; e de Fazenda, José Afonso Bicalho; o desembargador do TJMG, Renato Luís Dresch; o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde, promotor Gilmar de Assis; o auditor-chefe do Departamento de Auditoria do SUS em Minas Gerais, João Batista da Silva; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo; a presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (Federassantas-MG), Kátia de Oliveira Rocha; o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), José Maurício Lima Rezende; o presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Carlos Andrada; o presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB-MG, Tadahiro Tsubouchi; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; e o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior.
ASCOM DA ALMG.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...