Pular para o conteúdo principal

Procon proíbe dois bancos de abrir novas contas em Montes Claros

Uma determinação do Procon Estadual proibiu duas agências bancárias de abrirem novas contas a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Para o Ministério Público Estadual, responsável pelo Procon, as agências não têm respeitado a Lei Municipal 2631, que determina o tempo máximo de 15 minutos para atendimento ao público na cidade. A lei municipal permite ainda que o tempo máximo seja extrapolado por mais cinco minutos.
Para o MP, as duas agências do Banco do Brasil e do Santander registraram pioras ao atendimento dos clientes. “Uma destas agências recebeu milhares de novos correntistas da Prefeitura de Montes Claros e o outro que anunciou o fechamento de terminais de autoatendimento e até de agências na cidade”, explica o promotor Felipe Caires.
Já são mais de 40 casos confirmados de desrespeito à lei municipal. As duas agências já pagaram mais de R$ 160 mil em multas, de acordo com o promotor, e mesmo assim não melhoraram o atendimento.
Por causa do histórico de desrespeito à lei municipal, o Procon aplicou uma pena mais severa. As agências estão permitidas a abrir novas contas somente em casos em que os clientes já eram correntistas, para quem precisa de uma conta salário, por determinação judicial, ou de contas vinculadas exclusivamente ao recebimento de benefícios sociais, previdenciários, assistenciais, de aposentadorias e pensões.
Caso algumas das determinações não sejam cumpridas, o gerente da agência pode ser preso por desobediência. A medida inicia em janeiro, mas será finalizada apenas quando as agências comprovarem, através de senhas, que conseguiram atender pelo menos 90% dos clientes no máximo emU 20 minutos.
"A gente pede a população para que sempre que forem ao banco, antes de entrar na fila, pegue a senha e quando chegar ao caixa peça a validação de sua senha. Mantenha uma cópia consigo para que a gente tenha um controle. Se passar de 20 minutos, procure o Ministério Público para dnunciar”, destaca o promotor.
O que dizem as agências
O Banco do Brasil afirmou em nota que ainda analisa a ação da Promotoria de Justiça da cidade, mas afirmou que busca constantemente a “melhoria do atendimento e formação do quadro de funcionários, de modo a atender seus clientes com qualidade e tempestividade”.Já o Banco Santander afirmou que vai recorrer da determinação.(g1 grande minas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...