Pular para o conteúdo principal

Abatedouro municipal é interditado em Brasília de Minas e em Januária

O abatedouro municipal de Brasília de Minas foi interditado, na manhã desta sexta-feira (7), durante uma fiscalização realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Crea-Minas. A operação faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece em 18 municípios da região do Médio São Francisco, na região Norte de Minas.
Segundo a assessoria da FPI, as atividades foram suspensas após os fiscais constatarem que o matadouro funcionava sem licença ambiental, causando degradação, e sem o serviço de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. As práticas operacionais do abatedouro também eram inadequadas.
No momento da fiscalização, nove cabeças de gado estavam sendo abatidas em condições precárias de higiene. Os animais também não tinham a guia de trânsito, documento que atesta as condições de saúde para o abate exigidas pela legislação. Os fiscais encontraram ainda fetos bovinos de vacas abatidas prenhas.
Em nota, a Prefeitura de Brasília de Minas informou ter conhecimento da interdição e disse que em 2014, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com validade de dois anos, que previa as adequações do local, mas só ocorreu em parte. Ainda segundo a nota, a atual administração está trabalhando para que a população e pecuaristas locais não sejam prejudicados pela interdição.
G1 não conseguiu falar com a administração anterior.
Januária
Durante a mesma operação, foram apreendidos peças de bovinos em um abate clandestino em Januária. De acordo com os agentes da FPI, as peças pesavam 578 quilos e foram encaminhadas para incineração em Montes Claros. O responsável pelo local do abate foi autuado com multa de R$ 4.485,43 e suspensão das atividades.
Os fiscais também apreenderam 187 quilos de aditivos vencidos que seriam utilizados em embutidos. O material foi encontrado em uma indústria registrada, que comercializa carnes e derivados
G1- grande minas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...