Pular para o conteúdo principal

HORTA COMUNITÁRIA TRANSFORMA O CINTURÃO VERDE NA CIDADE DE ITACARAMBI

FOTOS DE VAILTON FERREIRA
 
A Horta Comunitária localizada ao lado da Escola Educação Infantil Ubaldina Andrade, vem desempenhando um trabalho muito importante para muitas famílias de Itacarambi. Os alimentos fresquinhos, colhidos na hora, fazem a diferença. Na horta comunitária, são cultivadas hortaliças como alface, couve, couve-flor, jiló, quiabo, beterraba, cenoura, abobrinha, e outros. Principalmente plantas medicinais.
O local é tão bem preservado pelas mulheres, que cultivam diariamente as hortaliças e falam que é dali que ganha o pão de cada dia. Segundo uma das responsáveis por uma área da horta comunitária, o produto plantado no local não recebe agrotóxico, disse que tudo é orgânico. No qual não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, tem se tornado uma boa opção para as cuidadoras da horta comunitária de Itacarambi.
A Prefeitura cede o local, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que também acompanha de perto todos os trabalhos dando todo o suporte para as proprietárias de cada local da horta.
O local já é considerado o cinturão verde de Itacarambi pelo tamanho que vem crescendo.
A secretaria de agricultura vem acompanhando de perto o trabalho das famílias responsáveis pelo espaço da horta comunitária. Um projeto de muitos anos atrás, mas com a nova gestão, o projeto vem sendo ampliado para ajudar várias famílias carentes do município.
A cidade de Itacarambi vem colhendo bons resultados. Segundo as, agricultoras orgânicas da horta comunitária, afirma que o cultivo de produtos naturais mudou a vida de muitas famílias da região. “Agora temos o que comer e o que vender. Podemos comprar uma roupa, um calçado melhor para a família. As pessoas vêm comprando nossas hortaliças cada vez mais ao criar consciência da qualidade dos nossos produtos. A gente acredita que vai melhorar ainda mais”, diz.

Por Vailton Ferreira





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...