HORTA COMUNITÁRIA TRANSFORMA O CINTURÃO VERDE NA CIDADE DE ITACARAMBI

FOTOS DE VAILTON FERREIRA
 
A Horta Comunitária localizada ao lado da Escola Educação Infantil Ubaldina Andrade, vem desempenhando um trabalho muito importante para muitas famílias de Itacarambi. Os alimentos fresquinhos, colhidos na hora, fazem a diferença. Na horta comunitária, são cultivadas hortaliças como alface, couve, couve-flor, jiló, quiabo, beterraba, cenoura, abobrinha, e outros. Principalmente plantas medicinais.
O local é tão bem preservado pelas mulheres, que cultivam diariamente as hortaliças e falam que é dali que ganha o pão de cada dia. Segundo uma das responsáveis por uma área da horta comunitária, o produto plantado no local não recebe agrotóxico, disse que tudo é orgânico. No qual não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente, tem se tornado uma boa opção para as cuidadoras da horta comunitária de Itacarambi.
A Prefeitura cede o local, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que também acompanha de perto todos os trabalhos dando todo o suporte para as proprietárias de cada local da horta.
O local já é considerado o cinturão verde de Itacarambi pelo tamanho que vem crescendo.
A secretaria de agricultura vem acompanhando de perto o trabalho das famílias responsáveis pelo espaço da horta comunitária. Um projeto de muitos anos atrás, mas com a nova gestão, o projeto vem sendo ampliado para ajudar várias famílias carentes do município.
A cidade de Itacarambi vem colhendo bons resultados. Segundo as, agricultoras orgânicas da horta comunitária, afirma que o cultivo de produtos naturais mudou a vida de muitas famílias da região. “Agora temos o que comer e o que vender. Podemos comprar uma roupa, um calçado melhor para a família. As pessoas vêm comprando nossas hortaliças cada vez mais ao criar consciência da qualidade dos nossos produtos. A gente acredita que vai melhorar ainda mais”, diz.

Por Vailton Ferreira





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi