MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E IPHAN “VESTEM A CAMISA” DO PERUAÇU COMO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO

Uma caravana formada pelos prefeito de Januária Marcelo Felix e Itacarambi Nivea Oliveira, os secretários Sidney Olimpio, Claudia Seixas e Zelene Brito  de ambas as cidades e também de Miguel Sérgio de São João das Missões, o chefe do Parque Nacional Fabricio Ribeiro e analista do ICMbio Rafael Pinto,  membros Conselho Consultivo, e Léo Giunco da SBE - Sociedade Brasileira de Espeleologia estiveram em Brasília na data ontem (22/01/2018) realizando uma verdadeira maratona em busca de apoio do governo federal em prol a campanha do reconhecimento do Peruaçu como Patrimônio Mundial pela UNESCO na categoria mista (natural e cultural simultaneamente).
A agenda começou logo pela manhã com uma reunião com José Pedro de Oliveira Costa, Secretário de Biodiversidade do Ministério de Meio Ambiente, órgão brasileiro responsável pela apresentação na UNESCO de candidaturas no segmento natural. O Secretário expos os critérios que estão sendo adotados para candidatura e manifestou todo o apoio do Ministério do Meio Ambiente em prol ao início da elaboração do dossiê e dos demais documentos necessários.   (foto e vídeo em anexo).
No período da tarde a caravana esteve na sede do IPHAN e se reuniram com a presidente do órgão Katia Bogea, responsável pelas candidaturas no segmento cultural, que debateu com o grupo o passo a passo que deve ser seguido para se chegar ao almejado título e ao final também manifestou seu apoio: “vamos colocar o bloco na rua”, se referindo ao início dos trabalhos.
Tanto o Ministério do Meio Ambiente e o IPHAN frisaram que existe uma fila de candidaturas a ser seguida podendo demorar de 3 a 4 anos, e que o Peruaçu está no caminho certo, mobilizando e envolvendo a sociedade e focando preparar seu dossiê, pois é comum a mudança de regras de candidaturas na UNESCO e a fila pode ser encurtada.
Na sequencia a caravana foi ao ICMbio se encontrar com Wajdi Rashad, chefe de gabinete, para levar os agradecimentos ao presidente Ricardo Soavinski, uma vez que o ICMbio já havia manifestado seu apoio através de ofício. Na mesma ocasião o Wajdi informou que o órgão está programando a inauguração oficial do Parque Nacional para o próximo dia 22 de fevereiro, com a presença do Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, data que será ratificada brevemente.
Em breve a coordenação da campanha iniciará os trabalhos técnicos e a estrutura organizacional para confecção do dossiê.
Por Leonardo Giunco


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno